Nesta terça-feira (24), a AMAI em parceria com FECAM realizaram o Seminário Regional, Autismo Nos Diferentes Contextos Da Vida, tema de extrema relevância para o ambiente educacional: o Transtorno Do Espectro Autista (TEA).
Entender o autismo, é promover uma inclusão verdadeira, garantindo que os espaços sejam adaptados às necessidades de todos.
Compreender o TEA é fundamental para identificar suas características, promover estratégias de ensino eficazes e construir uma relação de respeito e acolhimento com esses estudantes, potencializando seu desenvolvimento e aprendizado de forma integral.
O evento reuniu mais de 800 educadores de todos os municípios da região amai e devido a limitação de espaço do anfiteatro da Unoesc, foi realizada transmissão ao vivo pelo Youtube, possibilitando o acesso ao conhecimento aos demais educadores de sc.
Participaram da abertura, o presidente da amai e prefeito de Vargeão, Volmir Felipe, diretor executivo da FECAM, Adriano Caldas. presidente nacional da união nacional dos conselhos municipais da educação, senhor Claudio Luiz Orso e presidente do colegiado de educação da amai, Carmen Raimundy.
A programação incluiu três palestras pela manhã e três no período da tarde.
Palestraram, Ana Carolina Wolff Motta para falar sobre o tema: pessoa autista: nos diferentes contextos da vida.
Prof. dra. Cléia Demétrio Pereira, com o tema autismo e educação: formação do professor.
Finalizando a manhã, profª mestra Marinez Chiquetti Zambon, Joseane do Rosário e Marco Antonio do Rosário falaram sobre a pessoa autista na vida adulta e seus direitos conforme a lei 12.764/12.
No período da tarde, Bruna Klein Alfing, terapeuta ocupacional responsável técnica SUS na APAE de Caibi falou sobre a inclusão das pessoas autistas e seus direitos constitucionais: como acessar?
Na sequência, profª mestra Maria José Lozano abordou o tema a inclusão do estudante autista no ambiente educacional: práticas de ensino.
Finalizando o seminário, profª Josiane Cristina Silva Reiner, idealizadora do projeto casa do autista de Agrolândia, falou sobre o desenvolvimento da criança autista no ambiente escolar: sob o olhar da família.
Este foi o quarto seminário de autismo realizado pela FECAM neste ano.