Publicado em 22/02/2015 às 17:59 – Atualizado em 12/09/2018 às 14:13

O Sul do País foi ocupado inicialmente por grupos nômades que atingiram todo o Estado de Santa Catarina, através do Rio Uruguai e Rio Iguaçu. Segundo historiadores, isto ocorreu há mais de 10.000. Os Bandeirantes atingiram a região sul por volta de 1600, alcançando também nossa região, sendo estes responsáveis pelo extermínio de grande parte dos indígenas aqui existentes. A região foi motivo de disputa inicialmente entre as cortes de Espanha e Portugal, e depois entre os governos Monárquicos e da Argentina e do Brasil e, finalmente, entre os estados de São Paulo, Paraná e Santa Catarina.

O Oeste catarinense começou a ser colonizado a partir de 1640, até então habitada por índios kaigangs, onde seguidamente havia confrontos com os Bandeirantes Paulistas que seguiam para o Rio Grande do Sul.

Assim como o noroeste do Rio Grande do Sul e o sudoeste do Paraná, o Oeste de Santa Catarina, foi disputado pelas Coroas da Espanha e de Portugal, nos anos de 1775 a 1777. E, mais tarde, no ano de 1839, por Brasil e Argentina.

As primeiras famílias a chegar na região datam de 1885, oriundas do Paraná especificamente de Guarapuava e Palmeira, instalaram-se no município de Chapecó.

Somente em 1893, observou-se uma colonização mais efetiva da região, com a chegada de inúmeras famílias oriundas do Rio Grande do Sul, principalmente refugiados de uma Revolução que atingia todo este Estado. Eram em sua maioria imigrantes europeus formados por alemães, italianos, poloneses entre outros. Aqui chegando estas famílias encontraram inúmeras belezas naturais como a bacia hidrográfica do Rio Chapecó e Chapecozinho e imensas florestas nativas.

Três fatores que contribuíram para o forte desenvolvimento da Região do Alto Irani, assim como todo o resto do Oeste de Santa Catarina, datam deste século. O primeiro foi a chegada de Empresas Colonizadoras, em segundo lugar abertura da Estrada Federal denominada BR-282 e por último a instalação de Agroindústrias, que fomentam o desenvolvimento econômico da região.

Os municípios que formam a região do Alto Irani, derivam em sua maioria do município de Chapecó. Com exceção de Ponte Serrada, que teve parte de seu território cedido pelo Município de Joaçaba.