Publicado em 22/02/2015 às 22:28 – Atualizado em 03/02/2023 às 14:45

Histórico da Associação se inicia antes de sua fundação

Para contar a história da AMAI é necessário voltar um pouco no tempo e citar a Microrregião do Oeste do Estado de Santa Catarina (AMOSC), em que Xanxerê e outros 33 municípios faziam parte. A AMOSC, constituída em 11 de fevereiro de 1968, foi a terceira instituição municipalista criada em território catarinense para congregar os entes públicos municipais por meio de seus prefeitos. Múltiplas foram as frentes de atuação desde sua origem: reivindicar obras e programas de amplitude regional, defender os interesses comuns da microrregião, qualificar os servidores públicos municipais, prestar serviços técnicos de média e alta complexidade. Dentre os presidentes, estavam o prefeito de Xanxerê Sady Cavalheiro Marinho, que presidiu a AMOSC no ano de 1969 e prefeito de São Domingos, Saturnino Dadam em 1971.

A intenção de desenvolvimento da região se sobressaiu e dez anos depois da fundação da AMOSC, prefeitos de nove municípios se reuniram para dar início a uma Associação que representaria toda a região, trazendo as demandas dos municípios e as levando ao Estado.

Foi em uma reunião na sala da Câmara de Vereadores de Xanxerê no dia 06 de Outubro de 1978 que a Associação dos Municípios do Alto Irani (AMAI) foi fundada. Nove prefeitos participaram do encontro e indicação da diretoria, que ficou composta com o prefeito de Xanxerê, Rovilho Bortoluzzi, como primeiro presidente da AMAI e prefeito de Xaxim, Santo Valentino Mattiello como vice presidente, além do prefeito Arno de Andrade (Abelardo Luz), Orestes de Bortoli Faita (Faxinal dos Guedes), Henrique Zílio (Galvão), Leoclides Bigolin (São Domingos), Albino Tiecher (Vargeão), Constanso Anselmo Demarco (Ponte Serrada) e José Gaida Filho (Xavantina).

Carlos Darci Côlvero com formação em jornalismo, e chefe de gabinete da Prefeitura de Xanxerê na época, foi uma das pessoas que auxiliou o grupo com os cerimoniais, correspondências oficiais e área administrativa.

Nestes 44 anos, muitas conquistas se concretizaram, decisões importantes foram levadas para discussão em reuniões e todo desenvolvimento estrutural, tecnológico e de pessoal era apresentado e discutido na sala de reuniões da AMAI para ser encaminhado para execução nos municípios, impulsionando o desenvolvimento de toda região.

Acompanhe alguns fatos que marcaram esta trajetória:

 

Em 1978

– Associação dos Municípios do Alto Irani (AMAI) é fundada em 06 de Outubro de 1978 pelo decreto n. 5855/78 de 4 de Outubro de 1978 do Governador do Estado Antônio Carlos Konder Reis.

1979

– Em sessão na AMAI é aprovação da primeira logo da Associação, desenhada a mão pelo artista Lauro Sant’Anna.

– Traçado definitivo da BR-480 ligando Xanxerê a Bom Jesus é aprovado após pleito da AMAI, além do asfaltamento da SC-467.

– Prefeitos propõem a criação do seguro agrícola, Programa de Garantia da Atividade Agropecuária (Proagro), e destinação de verbas para irrigação e prorrogação de financiamento sem juros pelo Banco do Brasil aos agricultores, os dois primeiros ainda em funcionamento.  

– AMAI é oficializada com posse da primeira diretoria em 17 de Fevereiro de 1979, durante ato no Centro Comunitário de Xanxerê.

– Em 30 de Abril de 1979, minutas de lei são entregues aos prefeitos declarando a AMAI de Utilidade Pública, reconhecendo a condição de associada, por parte do governador do estado Antônio Carlos Konder Reis.

– Primeiros profissionais são contratados para trabalhar na Associação. O topógrafo Ayrton Paulo da Silva prestava serviço com equipamentos próprios; Escritório técnico de Engenharia Trilha, para serviços de engenharia com equipamentos e profissionais próprios; Contador Alberto Angelo Sordi; Auxiliar de secretária Marinei L. Bernardi; Secretario Administrativo, Ricardo Paludo e o Desenhista Anselmo Nunes Duarte.

– Para dinamizar e oportunizar as discussões na região, as reuniões da AMAI tornam-se itinerantes entre os municípios Associados.

1981

– Sede da AMAI muda de endereço, do prédio nº 100 para nº 238 rua José de Miranda Ramos, no prédio do Somensi e Cauduro em Xanxerê.

1982

– Prefeitos se reúnem na AMAI para planejamento da 1ª FEMI. Participaram da organização, o presidente da AMAI Leoclides Bigolin, o assessor da prefeitura de Xanxerê, Carlos Côlvero, prefeito Rovilho Bortoluzzi, Ivete Vicini que era encarregada da eleição para rainha da FEMI, e Ricardo Paludo, encarregado pelo desfile de alegorias.

1983

– AMAI encaminha oficio ao Presidente do INPS, solicitando instalação de sede do órgão em Xanxerê.

1984

– AMAI encaminha expediente ao governador Esperidião Amin solicitando instalação da Companhia de Policia Militar e Coordenadoria Regional de Secretaria de Desenvolvimento Social em Xanxerê.

– Xavantina é desmembrada da região do Alto Irani, pertencendo a região do Alto Uruguai, diante de decreto do governador do estado Esperidião Amin.

1986

– Prefeitos se reúnem para implantação da Fundação Educacional dos Municípios do Alto Irani (Femai) em Xanxerê. Sua fundação se deu em 28 de janeiro de 1986, nas dependências do Colégio La Salle em Xanxerê. Depois ocupou espaço também no Colégio Costa e Silva.

– Ofício solicitando estadualização das estradas que ligam Xaxim e São Domingos é encaminhado ao Governador Esperidião Amin.

– Instalação da Sede da Microrregião de Escolas Técnicas do SENAI é aprovada e noticia é divulgada em Sessão da AMAI.

1987

 – Engenheiro Jaime Luiz Cipriani entrega projeto para construção da sede própria da AMAI que foi subsidiada pelos prefeitos e inaugurada.

– Prefeito de Xaxim, Gelson Sorgatto sugeriu o envio de expediente por parte da AMAI ao presidente da Assembleia Legislativa, manifestando-se favorável a criação do município de Marema, o que foi aprovado por unanimidade.

– Em 28 de agosto de 1987, é ativado o 2º Pelotão de Polícia Militar com circunscrição em oito municípios, e um efetivo de 22 policiais militares. A sede do Pelotão ficava na Rua “Tenente Antônio João”, em uma pequena casa de madeira.

1988

 – Pleito de aumento de AIH do Hospital Regional São Paulo e pedido de convênio para atendimento ambulatorial de emergência pra contribuintes da previdência.

– Sucursal da RBS TV se instala em Xanxerê e equipe é apresentada em sessão na AMAI. A comunicação até então era via telex – telegrama.

– Convênio é firmado entre AMAI e Legião Brasileira de Assistência (LBA) para instalação do Centro Regional de Assistência Social em Xanxerê. Amai realizou a contratação da assistente social Marines Maróstica para atendimento em uma sala no prédio do Instituto Nacional de Assistência Médica da Previdência Social (INAMPS) em Xanxerê, onde hoje é o prédio do INPS.

– 1º vestibular de inverno FEMAI é realizado em Xanxerê.

1989

– Primeira analista de sistema é contratada pela AMAI, Artemise B. Constantino em 22 de dezembro.

1990

 – Solicitação de isenção de imposto, encaminhada pela AMAI, sobre veículos e equipamentos adquiridos pelos municípios é aprovado na Assembleia Legislativa e encaminhada ao ministério da economia. A isenção perdurou por quatro anos. Hoje o pagamento de IPVA é isento em alguns casos.

– Avanço tecnológico com a utilização do fax. AMAI dá espaço a técnicos da ENTEL que apresentaram o funcionamento do FAX, instigando o interesse das prefeituras da região. Neste dia foi aprovado também a contratação do assessor contábil Mario Manhaganha.

1991

– Municípios iniciam projetos em conjunto com técnicos da AMAI para saneamento rural. A Associação facilitava encaminhamento ao Governo Estadual e Federal para obtenção de recursos.

– Primeiro fax é adquirido pela AMAI.

– Prefeitos, secretários municipais de educação discutem a municipalização de primeira à quarta série das escolas reunidas, isoladas e grupo escolares.

– Firmado convênio entre municípios e Secretaria do Estado do Planejamento e Fazenda para distribuição e controle das notas fiscais de produtor.

– Prefeitos discutem em sessão na AMAI, a regionalização da FEMI, para que todos os municípios da região possam apresentar seus produtos.

– AMAI tem participação direta na votação para aprovação da instalação da UNOESC em Xanxerê.

– Prefeitos se unem à marcha a Brasília, em protesto ao descaso do Governo Federal para com os municípios. Prefeituras de toda região ficaram fechadas neste dia 20-11-1991.

– Amai contrata sua segunda analista de sistema, Monica U. Pozzon em 29 de julho.

1992

– Gerente da Telesc, José Alencar Vieira apresenta em sessão na AMAI, a evolução da telecomunicação com o uso do celular rural.

– AMAI desenvolve através de seus programadores, 14 sistemas de informática e implanta para utilização nos municípios.

– Diretor de Desenvolvimento Regional Ivo de Aquino, apresenta em sessão na AMAI convênio de cooperação técnica e financeira entre Secretaria da Fazenda e dezoito associações para elaboração do Plano Básico de Desenvolvimento Regional, levantando as potencialidades e necessidade da região.

– Amai recebe por meio de convênio um equipamentos para exame de eletrocardiograma e um para eletroencefalograma para atendimento a região.

1993

– AMAI realiza projeto arquitetônico e estudo para construção do novo espaço da UNOESC, devido à dificuldade de estrutura que encontrava-se a FEMAI.

– Assessoria jurídica da AMAI, através do assessor Agadir Almeida Lovatel, desenvolve o estatuto do Funcionalismo Público, para servir de base à todos os municípios.

1994

– Bernard Alschinger representando o BADESC apresenta em sessão na AMAI o Fundo de Desenvolvimento Municipal para canalização de recursos destinado à informatização das prefeituras.

–  Em reunião em Florianópolis, AMAI solicita pavimentação do aeroporto e conclusão do contorno viário em Xanxerê.

– Licitação para construção de acesso a Ouro Verde e Coronel Martins e Passos Maia, solicitada em sessões na AMAI é lançada.

– Centro de Integração Provisória, que foi discutido e solicitado em sessões é construído. O espaço possibilita internação de jovens infratores, antes da sentença e pelo prazo máximo de 45 dias.

– Prefeitos conquistam a criação de pelotões da Policia Militar nos municípios que assinaram convênio.

– 4ª Companhia do 2º Batalhão de Polícia Militar/Fronteira, com sede em Xanxerê, é instalada em março de 1994 com um efetivo de 30 policiais militares. A central telefônica foi doada pelo Lions Clube Xanxerê.

– AMAI solicita instalação de Agências Regionais dos Correios em Xanxerê.

1995

– Leocir Gandolfi é contratado, em maio de 1995, como responsável pelo movimento econômico.

1996

– AMAI auxilia municípios na realização do Plano Básico de Desenvolvimento Econômico e Ecológico

– Primeira Coordenadoria Regional da Saúde é inaugurada em Xanxerê em 23 de fevereiro de 1996, com participação do Governador do Estado Paulo Afonso.  Gestores efetivos foram contratados possibilitando mecanismos microrregionais e regionais para atendimento da saúde da população, descentralizando as ações e implantando os sistemas de referência e contra referência. O espaço era próximo ao Hospital Regional São Paulo.

1998

– Amai já está na internet. Através do portal o usuário pode obter informações da região, e servidores conseguiam acessar as novas versões dos sistemas utilizados pelas prefeituras.

– AMAI em conjunto com municípios contrata a nutricionista Karlla Filappi em 04 de Agosto para acompanhar a merenda escolar.

– Aparelhos de eletrocardiograma e encefalograma são doados para Hospital e Maternidade Bom Jesus.

1999

– AMAI passa por reestruturação física, financeira.

– Sala de informática é disponibilizada na AMAI com seis computadores para atender aos municípios.

– AMAI disponibiliza sistema para emissão de carnês de IPTU com código de barras, aos municípios não conveniados ao BESC.

2000

– Inaugurada em 18 de abril a nova sede da 4ª Companhia de Polícia Militar de Xanxerê, nos altos da Avenida Brasil, com circunscrição nos 14 municípios integrantes da Associação dos Municípios do Alto Irani – AMAI.

2005

– AMAI realiza parceria com Governo do Estado para trazer à região o serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).

– AMAI assina convênio e ingressa no Consórcio Intermunicipal de Saúde CIS-Amosc.

– Prefeitos encaminham ofício à Tim Sul Telefônia Celular solicitando serviço de telefonia celular, visto que até então nenhuma operadora tinha cobertura móvel na região.

– Prefeitos encaminham ofício ao Diretor Comercial da Gol em São Paulo solicitando a possibilidade de implantação de uma linha de transporte aéreo para o Aeroporto Serafim Bertaso de Chapecó, com destino a Florianópolis e Brasília.

2006

– AMAI repassa equipamento de ultrassonografia ao Hospital Regional São Paulo. O equipamento foi adquirido através de repasse financeiro mediante convenio com Governo do Estado de Santa Catarina.

– AMAI contrata a nutricionista Ivanir Henz para atender as prefeituras no âmbito do Programa de Alimentação Escolar (PAE).

– Ofício é encaminhado a Gerente de Planejamento Comercial da Brasil Telecom em Florianópolis, solicitando a possibilidade de implantação do serviço de telefonia celular nos municípios de Bom Jesus, Entre Rios, Ipuaçu, Lajeado Grande, Marema, Ouro Verde, Passos Maia e Vargeão.

2007

– AMAI é a primeira associação do Estado a capacitar os servidores sobre os sistemas da Lei de Responsabilidade Fiscal, e uso do dinheiro público.

– Consolidação da RedeCIM. Projeto de inclusão digital consolidado pela FECAM em parceria com os municípios.

2008

– AMAI em parceria com a FECAM realiza lançamento do Diário Oficial aos prefeitos e assessores dos municípios.

2009

– AMAI lança curso de pós graduação em gestão pública.

– Todos os municípios da região já utilizam os portais municipais.

2010

– AMAI contrata a assessora de comunicação Fernanda Bertotto, em 09 de fevereiro de 2010.

– Lei Complementar Nº 487 do Governo do Estado autoriza o Poder Executivo a promover a municipalização da Educação Infantil da rede pública do Estado.

– AMAI auxilia municípios no Desenvolvimento dos Planos de Habitação.

– Novo curso de pós graduação é lançado pela AMAI em parceria com a Escola de gestão Pública Municipal (EGEM).

– Mais de 1.500 servidores são capacitados pela AMAI.

2012

– Colegiados temáticos fortalecem as gestões municipais.

– Amai solicita ao Governo Federal verba para a compra de caminhões pipa ou a contratação de empresas que realizem o serviço de transporte de água às propriedades, em razão das estiagens frequentes.

– Prefeitos encaminham ofício ao Governo Federal solicitando uma ação junto ao Governo Federal para que efetue a publicação da licitação para a instalação da Ferrovia da Integração, trecho Itajaí-Chapecó-Dionisio Cerqueira.

2013

– Assembleia de prefeitos elabora Moção de apoio a Associação dos Municípios do Entre Rios (AMERIOS), para melhoria, recuperação e ampliação da capacidade rodoviária da BR-282, em especial pela duplicação no trecho compreendido entre Irani e São Miguel do Oeste.

– AMAI encaminha Moção de Apelo à Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina e a diversos deputados da Casa, para alteração do limite de velocidade máxima permitida nas rodovias SC 155 (antiga 467) e SC 480, de 60 Km/h para 80 km/h.

– Associação encaminha ofício à Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca de Santa Catarina solicitando apoio para liberação de recursos do Governo do Estado de Santa Catarina, para aquisição de equipamento de GPS (Global Positioning System) avaliado em cerca de R$100mil.

– AMAI juntamente com Lions Clube Xanxerê Inovação solicita ao Governador do Estado, Raimundo Colombo e aDiretora Geral do Hemocentro de Santa Catarina, solicitando estudo sobre a possibilidade de implantação de uma unidade Regional do HEMOSC na cidade de Xanxerê. No ano seguinte recebera a resposta que em razão do custo/efetividade a demanda não foi atendida. 

– AMAI gera R$ 288 mil em cursos gratuitos para os municípios.

– AMAI e Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável (SDS) firmam convenio (Nº 2013TR003983) para elaboração dos Planos Municipais de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PMGIRS) dos municípios de Abelardo Luz, Bom Jesus, Entre Rios, Faxinal dos Guedes, Lajeado Grande, Marema, Ouro Verde, Passos Maia, Ponte Serrada, São Domingos, Vargeão, Xanxerê e Xaxim.

– Setor de projetos gera mais de R$2,5 milhões em economia.

2014

– AMAI é a primeira Associação de Santa Catarina a lançar aplicativo para celular, o AMAI APP, lançamento ocorreu durante a Expo Femi, em Xanxerê.

– Municípios recebem assessoria jurídica pela AMAI.

– Assessoria sobre o Cadastro Ambiental Rural (Car) é desenvolvida na AMAI.

2016

– Presidente da Fecam, Sisi Blind e Secretário de Estado da Fazenda Antônio Gavazzoni participam de encontro com prefeitos na sede da AMAI.

– AMAI e Fecam apresentam o Índice de Desenvolvimento Municipal Sustentável (IDMS).

– Sede da AMAI é reformada e ampliada.

2017

– Associação encaminha oficio ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) regional e estadual, em apoio ao Município de Ponte Serrada, solicitando inclusão no projeto de reestruturação da BR 282, a pavimentação das vias paralelas no perímetro urbano de Ponte Serrada, e construção do trevo de acesso ao município de Passos Maia.

– Lajeado Grande e Xaxim recebem Prêmio Município Sustentável entregue pela Fecam.

– AMAI ressalta apoio na transformação da 4ª Companhia de Policia Militar de Xanxerê, em Batalhão enviando oficio ao governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo.

– AMAI integra grupo de entidades que trabalham em prol da Rota do Milho.

– AMAI elabora documento com características e justificativas para instalação do Curso de Medicina em Xanxerê. Documento foi apresentado no Ministério da Educação em Brasília.

2018

– Prefeitos entregam pedido ao secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico e sustentável (SDS) Adenilso Biasus para subsidio da elaboração do Diagnóstico Socioambiental para todos os municípios, orçado em 700.000,00 (setecentos mil reais).

– Central de Regulação SISREG é implantada nos municípios AMAI.

– AMAI inova e lança o projeto “+ Memória na Escola”, um museu itinerante dedicado a oferecer aos alunos do 4 e 5º ano da rede municipal, a experiência de aprender história de maneira interativa, levando um novo olhar à comunidade.

– Projeto “Capacitação do bem” é lançado. Diante dos cursos gratuitos oferecidos pela AMAI aos municípios desde 2013, o projeto vem ao encontro da responsabilidade social, com a arrecadação de donativos em troca da inscrição dos servidores.

– AMAI participa juntamente com entidades integrantes da Fecam de planejamento para o futuro do municipalismo.

– Associação foca no fomento do turismo regional através dos Portais de Turismo dos municípios.

– AMAI recebe homenagem da Câmara de Vereadores pelos 40 anos da Associação. A Moção de Congratulações nº 59/2018 foi apresentada pelo vereador Adriano De Martini e subscrita pelos vereadores Arnaldo Lovatel, João P. Menegatti, Lenoir Tiecher, Luiz A. Ceni, Nathan B. Moreira, Ricardo L. da Costa, Vilson Piccoli e Wilson M. dos Santos.

 

Linha do tempo organizada pela Assessroa de Comunicação Cris Huff e Secretária Executiva, Ingrid Piovesan.

Galeria Multimídia