Atualizado em 27/05/2022 às 09:58
PROJETO +MEMÓRIA NA ESCOLA
O +Memória na Escola é um museu itinerante dedicado a oferecer aos alunos a experiência de aprender história de maneira interativa, por meio aulas práticas e jogos construídos especialmente para público infantil.
O Projeto pretende levar um novo olhar à comunidade, possibilitando uma viagem pelo passado, presente e cidades do futuro, além de apresentar os trabalhos desenvolvidos pela AMAI.
APRESENTAÇÃO
No Brasil, verifica-se um distanciamento entre o poder público e a população. Entretanto, cabe aos agentes envolvidos neste processo realizar ações para alterar esta realidade.
Desta forma, o Projeto +Memória na Escola deseja promover o relacionamento de confiança entre municípios, sociedade e a AMAI de maneira cultural e educacional.
No quesito cultural e educacional registramos a carência de materiais que registrem a história da região do Alto Irani. Partindo do pressuposto da teoria de Vygotsky que o homem se constitui na interação com o meio em que está inserido, ou seja, é necessário que o indivíduo conheça a sua história para promoção de um desenvolvimento pleno, bem como, das teorias da Escola Nova que preconizam que é preciso que o educando sinta-se inserido no contexto que lhe é apresentado, oferecendo abordagens de conteúdos que o façam despertar o sentimento de propriedade.
Ainda na linha da Escola Nova, busca-se nas atividades a serem desenvolvidas durante a visitação do Memória na Escola a promoção da interatividade por meio de jogos e plataformas digitais.
Por fim, destaca-se que o +Memória na Escola é uma das ações que integram as comemorações dos 40 anos da AMAI, fundada no dia seis de outubro de 1978.
OBJETIVO GERAL
Oportunizar aos alunos da rede municipal de ensino o contato com a história da região e conhecimento sobre as atividades da Associação dos Municípios do Alto Irani e do movimento municipalista.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
1. Promover resgate histórico da região;
2. Oferecer material diferenciado para alunos da rede municipal;
3. Contribuir na formação dos alunos da rede municipal;
4. Valorizar a cultura local;
5. Divulgar as atividades da AMAI e municípios associados.
PÚBLICO-ALVO
Crianças do 4 e 5º ano escolar, com idades entre 10 e 11 anos, residentes nos municípios da AMAI.
METODOLOGIA
Será disponibilizado um kit mediante agenda estruturada entre AMAI e municípios. Os materiais permanecerão na escola ou em local indicado durante o tempo necessário para que todas as turmas de 4º e 5º ano realizem a visitação e participem das atividades.
O kit será composto de:
Meta 1: Região do Alto Irani
Apresentação histórica da formação da região e da AMAI.
Material utilizado: 1 Apostila com conteúdo para ser trabalhado em sala de aula e 3 Banners com suporte
Meta 2: Caminhada pela história
O espaço visa contar a história do surgimento de cada município da AMAI, em seus aspectos culturais, primeiros habitante e economia;
Material utilizado: 1 Apostila com conteúdo para ser trabalhado em sala de aula e 14 Banners com suportes.
Meta 3: Cineminha (animação)
Durante a exposição de uma animação os participantes serão convidados a aprender sobre aspectos geográficos da região, bem como, sobre o papel da AMAI no movimento municipalista (2 vídeos).
Material utilizado: 1 data-show (do município), 1 tela, 1 suporte, 2 vídeos.
Meta 4: Quiz do conhecimento
Por meio de jogos desenvolvidos para os alunos, serão testados os conhecimentos adquiridos durante a aula interativa. Jogos são ricos em oportunidades de aprendizagem. Eles satisfazem impulsos competitivos das crianças e podem ensinar importantes habilidades sociais, tais como a comunicação verbal, a partilha e o desfrutar da interação. Podem promover a capacidade de se concentrar e alongar atenção da criança, incentivando a realização de um jogo agradável.
Material:
- Apostila com perguntas e respostas;
- Quebra-cabeças com o mapa da região,
- Tapete do Quiz.
Meta 5: Cidades Inteligentes
Alinhamento conceitual sobre cidades inteligentes.
Material:
Cinco jogos de tabuleiros.
CONTRAPARTIDA DO MUNICÍPIO:
Espaço, datashow, computador, equipamento de som; 02 monitores treinados para atender aos alunos, retirar e devolver o kit na AMAI em bom estado de conservação.
Agenda do Projeto |
||
2018 |
||
Marema |
Outubro |
|
Bom Jesus |
Outubro |
|
São Domingos |
Novembro |
|
Lajeado Grande |
Dezembro |
|
2019 |
||
Xaxim |
Fevereiro |
|
Ipuaçu |
Fevereiro |
|
Xanxerê |
Março |
|
Ouro Verde |
Abril |
|
Vargeão |
Abril |
|
Ponte Serrada |
Maio |
|
Passos Maia |
Maio |
|
Abelardo Luz |
Junho |
|
Faxinal dos Guedes |
Junho |
|
Entre Rios |
Julho (1ª semana) |
|
2020 / 2021 – Não aplicado devido a pandemia |
||
2022 |
||
Vargeão |
Abril |
|
Marema |
Junho |
|
Ouro Verde |
Julho |
|
Entre Rios |
Julho |
|
Faxinal dos Guedes |
Julho |
|
Ponte Serrada |
Agosto |
|
Xaxim |
Agosto |
|
Passos Maia |
Agosto |