Na última semana, o Projeto Mais Memória na Escola, desenvolvido pela AMAI, voltou aos municípios. Criado em 2018 o projeto funciona como um museu itinerante dedicado a oferecer aos alunos de 4º e 5º ano, a experiência de aprender história de maneira interativa, por meio aulas práticas e jogos. São abordados o surgimento da AMAI, o histórico dos municípios e por meio de interação, o aprendizado se torna algo leve e eficaz.
O primeiro município a receber o projeto em 2022, foi Vargeão, envolvendo 130 alunos de 6 turmas das escolas Municipais, Irineu Bornhausen e Fortunato Danielli.
A abertura do projeto foi realizada pela Assessora de Educação da AMAI, Salete Brizola de Jesus, que apresentou o projeto seu funcionamento e importância.
Segundo o prefeito de Vargeão, Volmir Felipe, a parceria da Associação com os municípios proporciona melhor desenvolvimento e interação, tornando a educação ainda mais efetiva.
“É muito importante estar com os alunos, fazendo parte desse grande projeto. Isso vem ao encontro do que projetamos para a educação e da valorização da nossa história. Obrigada AMAI por sempre ser parceira dos municípios e por levar seus projetos para toda região”.
Secretária de Educação de Vargeão, Carmen Raymundi, destaca a relevância do projeto dentro da formação escolar.
“O projeto tem trazido ótimos resultados aos alunos. Pois só o conteúdo em si não é o suficiente precisa ser protagonista dentro do conhecimento e em conjunto com o projeto isso se torna possível. É um conhecimento que eles levam para a vida”, destaca.
A Assessora, Salete, destaca que a agenda com o roteiro de recebimento do projeto, está em fase de finalização, priorizando a aplicação do projeto durante as semanas de aniversários dos municípios, como ocorreu em Vargeão.
Participaram ainda do evento, o Presidente Câmara de Vereadores, Wilson Frozza, a Diretora de Cultura, Maria de Lourdes Gugel e a Coordenadora Pedagógica, Jucenilse Strapazzon.
SOBRE O PROJETO
Projeto Mais Memória Na Escola trabalha a história e geografia da região AMAI através de conteúdo e interação com jogos, em que o aluno é peça do jogo.
São banners com a história da Associação e de cada município, quebra-cabeça do mapa da região AMAI, um QUIZ de perguntas em que o participante vai avançando as casas ao responder corretamente, um jogo de tabuleiro sobre as cidades inteligentes e ainda um espaço de cineminha, com vídeo animado para as crianças.
Toda estrutura é montada em um amplo espaço, para melhor interação dos alunos e fica no município cerca de uma semana, se ajustando a quantidade de alunos participantes.