Amai realizou na quarta-feira (28), uma formação sobre os Sistemas de Educação, voltado aos secretários e equipe técnica d educação nos municípios.
Mais de 20 servidores participaram da formação ministrada pela técnica de Xanxerê, Salete Brizola de Jesus.
Foram abordadas informações sobre os sistemas governamentais, com foco no Sistema Integrado de Monitoramento Execução e Controle do Ministério da Educação (Simec), sistema utilizado por todas as secretarias municipais de educação que precisam solicitar convênios com o Governo Federal.
“A cada quatro anos o sistema abre para cadastramento de demandas, e tem um programa dentro do sistema chamado Plano de Ações Articuladas (PAR), que faz o vínculo entre o FNDE, Ministério da Educação e municípios. Então toda demanda do município, seja construção, ampliação, reforma, aquisição de material escolar, mobiliários, aparelhos, tudo o que o município precisa, faz o cadastramento que é encaminhado ao Ministério, que analisa e libera conforme as demandas solicitadas”, explica Salete.
Foram abordados ainda, sobre o Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), que destina recursos do Governo Federal diretamente as escolas públicas e é gerenciado pelas APP das escolas, reforçando a importância da prestação de contas anual dos recursos. Plano Nacional de Educação (PNE), do Governo Federal, também ligado ao SIMEC, que trata sobre os Planos Nacionais e Municipais de Educação, estes que estão vigentes até 2025 e possui 20 metas e estratégias a serem cumpridas.
Ao final também foi apresentado o Sistema Eletrônico de Gestão do Transporte Escolar (SETE) que vai ser implantado em todo Brasil ainda este ano para gerenciar todo processo do transporte escolar no município, trazendo um diagnóstico preciso da frota, rota, veículos. Um sistema que vem agregar para organização do transporte escolar.