You are currently viewing Colegiado de educação discute regramento de retorno às aulas presenciais

Colegiado de educação discute regramento de retorno às aulas presenciais

O Colegiado de Educação da AMAI se reuniu na manhã de quinta-feira (19), no auditório da Associação, para discussão de pontos importantes, como a Portaria Conjunta SES/SED/DCSC n°1967/2021, que estabelece protocolos de segurança sanitária para as atividades escolares/educacionais (curriculares e extracurriculares) presenciais para a Educação Básica, Educação Profissional, Ensino Superior e afins, durante a pandemia da COVID-19.

Segundo a presidente do colegiado e secretária de educação de Xanxerê, Vera Correa, o grupo definiu que no dia 30 de agosto toda rede municipal de ensino da região AMAI retorna as aulas presenciais, respeitando as limitações de espaço das salas de aulas, que necessitam de espaçamento de um metro entre os alunos. Por isso cada escola terá que adaptar seu retorno, com rodizio, quando necessário. Transporte escolar também retorna ao funcionamento com 100% da capacidade de alunos sentados e com os cuidados de higienização.

A coordenadora de formação da AMAI, Fernanda Bertotto repassou aos secretários informações sobre a formação sobre Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle – SIMEC, que acontece dia 14 de setembro e dia 28 de setembro será realizado uma capacitação sobre os Planos Municipais de Educação, a fim de explicar sobre avaliação, monitoramento e reavaliar metas com os servidores.

Outro tema abordado na reunião foi a respeito da Gestão Democrática, através do Coordenador da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação – Seccional de Santa Catarina (UNCME/SC) e Presidente do Conselho Municipal de Educação de Xanxerê, Prof. Claudio Luiz Orço.

Para Claudio, a Diretriz da Gestão Democrática, meta 19 do PME, é um pilar de fundamental importância para o exercício da cidadania, e que deverá permear os processos educacionais, com a preocupação voltada para planejamento coletivo das atividades no chão das Escolas, bem como, nos Sistemas Municipais de Ensino, como um espaço de discussão, reflexão e de cor-responsabilização de todos atores no processo formativo.

Também foram pautas, a Educação Empreendedora, que está sendo aderido pelos municípios da AMAI, datas e informações sobre a Conferência Nacional de Educação – CONAE e calendário de reuniões do colegiado.