O suicídio continua sendo uma das principais causas de morte em todo o mundo, de acordo com as últimas estimativas da Organização Mundial da Saúde (OMS) publicadas em junho no relatório “Suicide worldwide in 2019”.
Cerca de 800 mil pessoas morrem por suicídio todos os anos, sendo a segunda principal causa de morte entre jovens com idade entre 15 e 29 anos.
Em 2019, mais de 700 mil pessoas morreram por suicídio: uma em cada 100 mortes. Voltada a importância do tema e de capacitar os servidores para o atendimento nos municípios, a AMAI está promovendo o Curso “Cuidado e Manejo no Suicídio: Prevenção e Posvenção” com o psicólogo e Membro da Associação Brasileira de Estudos e Pesquisas em Suicídio (ABEPS), Abel Petter.
A formação é exclusiva e voltada aos profissionais que atuam com a área da saúde mental nos municípios da AMAI, tem carga horária de 12h com certificação.
Dividido em duas turmas e encontros, a capacitação gratuita abordará a epidemiologia do suicídio, identificação da diferenciação em desejo da morte e de eliminação da dor. Serão trabalhadas ainda, as personalidades suicidas, fatores de risco, proteção, principais estados mentais, saúde mental, manejo, intervenção, cuidados na crise, além de atendimento, acolhimento e rede de apoio.
“É um desafio falar sobre suicídio, é um tema que carrega muitos tabus e preconceitos. Fazer essa capacitação é de extrema importância para poder levar a informação para que os profissionais possam intervir em crises, dar melhor tratamento, trabalhar a rede de apoio, atendimento e acolhimento”, comenta Abel.
O curso faz parte do projeto Capacitação do Bem em que é ofertado a doação espontânea de alimentos para destinação às entidades cadastradas.
O que: Curso Cuidado e Manejo no Suicídio: Prevenção e Posvenção
Onde: Auditório da AMAI
Quando: Duas turmas dias 24/8 e 8/9 e 25/8 e 9/9
Para quem: Exclusivo a servidores dos municípios da AMAI