Decreto passa a valer ao meio dia desta quarta-feira
Assembleia de prefeitos da AMAI realizada de forma extraordinária na tarde de terça-feira (01), definiu novas medidas a serem executadas em toda região, a partir do meio dia desta quarta-feira (2).
A assembleia foi coordenada pelo presidente da AMAI e prefeito de Faxinal dos Guedes, Gilberto Lazzari e contou com a participação do coordenador regional da Defesa Civil região Oeste, Luciano Peri e do diretor administrativo do HRSP, Fábio Lunkes.
O tema central foi a elaboração de novas medidas de enfrentamento à COVID-19, devido a elevação dos casos que novamente ocorre na região e a projeção de um cenário ainda pior, se não realizadas algumas restrições.
Luciano Peri, apresentou aos prefeitos a projeção e dados coletados pela missão Chronos, que coleta dados completos em relação ao coronavírus e retrata a realidade da região e municípios assim como é possível se fazer projeções, analisando os resultados atuais.
Segundo relatório, os casos ativos de COVID-19 registram aumento de 24,66% e a curva novamente está subindo. Necessitando atenção especial e medidas de contenção.
Fábio também apresentou a realidade do HRSP em relação a ocupação, que segue em alerta, devido a grande procura. Não há leitos de enfermaria disponíveis e de UTI estão quase 100% ocupados. São 20 leitos de UTI no hospital com média de ocupação de 14 dias, tornando ainda mais escassas as vagas.
Já são mais de 1.000 novos casos nos últimos 15 dias na região. Média de mais de 70 novos casos diariamente. Estamos com quase 700 casos ativos na região.
A fim de mitigar os efeitos do coronavírus e barrar a alta crescente de novos casos confirmados e ativos, foi deliberado em reunião a elaboração de um decreto pela AMAI, que foi encaminhado aos municípios para apreciação. Decreto passa a valer a partir do meio dia desta quarta-feira (2), e segue em vigor até dia 9 de junho.
Entre as principais medidas que serão adotadas em toda região estão:
– A execução de Lei Seca por 8 dias a contar do meio dia de hoje;
– Restrição da circulação de pessoas das 22h às 6h;
– Proibição de prática esportiva coletiva, inclusive eventos e competições esportivas organizados pelo Poder Público ou pela iniciativa privada.
Também estão suspensos até dia 9 de junho:
– Casas noturnas, shows, espetáculos, teatros, museus e afins;
– Eventos sociais de qualquer natureza (casamentos, aniversários, jantares, confraternizações, bodas, formaturas, batizados, festas infantis e afins);
– Confraternizações familiares, independentemente do número de pessoas, exceto entre os residentes no local;
– Concentração e permanência de pessoas em parques, praças, vias públicas, pátio de postos de combustíveis e demais espaços onde há risco potencial de ocorrer aglomerações;
– A utilização de salões de festas e demais espaços de uso coletivo em condomínios e prédios privados;
Essas ações visam frear a contaminação e são iniciais. Para que se tornem efetivas e não exijam mais fechamentos de empresas e comércios, o presidente da AMAI, e prefeito de Faxinal dos Guedes, Gilberto Lazzari, pede a colaboração da comunidade.
“Pedimos que a população auxilie nesta ação e preze pela sua vida e das pessoas que ama. Não queremos fechar tudo novamente, não queremos ainda mais prejuízos financeiros as empresas, mas para que isso não aconteça é preciso a colaboração de todos. Usar máscara, sempre. Higienizar as mãos e principalmente, não aglomerar. Vamos deixar o contato físico para depois. Precisamos nos unir para salvar vidas. Agora com o feriado desta quinta, pense duas vezes antes de qualquer ação. A realidade da falta de leitos, não é só da região, mas do Estado e Brasil, então a prevenção é primordial”, finaliza.