You are currently viewing AMAI participa de reunião sobre ações de vacinação contra COVID-19 em professores

AMAI participa de reunião sobre ações de vacinação contra COVID-19 em professores

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

Na região AMAI foram cadastrados 3.512 profissionais da educação. Vacinação contra COVID deve iniciar em 31 de maio.

 

O Governo de Santa Catarina emitu nesta terça-feira (18), uma nota técnica sobre o cronograma de vacinação dos professores em Santa Catarina. Para ter um levantamento dos números de profissionais, a Secretaria de Estado da Educação, solicitou as associações de municipios que realizassem um levantamento de dados, elencando profissionais que atuam nas escolas de Santa Catarina.

A AMAI realizou esse levantamento juntos aos municipios e apontou 3.512 profissionais, sendo professores de creche e ensino fundamental em maior número. Do total, 16% estão no grupo de risco e a faixa etária prevalescente está entre os 30 a 39 anos.

No estado são 176.363 profissionais da educação, englobando desde professores da rede infantil, até ensino superior e equipe técnica, sendo a maior faixa etaria entre 35 e 39 anos.

Segundo o Governo do Estado, a estratégia de vacinação contra a Covid-19 será integrada a da Gripe (Influenza) e acontecerá na rede pública e privada em duas etapas.

Na primeira etapa, de 11 de maio a 08 de junho de 2021, todos os trabalhadores de educação pública e privada deverão ser vacinados contra a Gripe (influenza), bastando apresentar documento que comprove sua vinculação ativa com o estabelecimento de educação em qualquer posto de vacinação.

Na segunda etapa, com início em 31 de maio de 2021, todos os trabalhadores de educação pública e privada deverão ser vacinados contra a Covid-19, seguindo um cronograma de vacinação que é dividido em 13 grupos e seguindo dentro de cada grupo o critério de priorização segundo faixa etária:

50 a 59 anos;

40 a 49 anos; 

30 a 39 anos;

18 a 29 anos.

O primeiro grupo a ser vacinado será de professores e auxiliares que atuam nas instituições de Educação Especial, estimado em 4.872 pessoas.

 

Confira o cronograma completo:

 

Grupo 1: Professores e auxiliares que atuam nas instituições de Educação Especial (Centro de Atendimento Educacional Especializado – CAESP) – Estimativa: 4.872 pessoas.

Grupo 2: Professores, 2º professores e auxiliares e afins que atuam em sala de aula das creches com crianças de 0 a 3 anos de idade – Estimativa 35.900 pessoas.

Grupo 3: Professores, 2º professores e auxiliares e afins em sala de aula da pré-escola, com crianças de 4 a 6 anos de idade – Estimativa: 16.478 pessoas.

Grupo 4: Profissionais que atuam na equipe técnica, administrativa e pedagógica e que atuam na execução do PlanConEdu na recepção de estudantes e comunidade em geral – Estimativa: 10.931 pessoas.

Grupo 5: Profissionais que atuam nas atividades de limpeza, alimentação, serviços gerais e similares – Estimativa: 12.735 pessoas

Grupo 6: Professores, 2º professores e auxiliares e afins do ensino fundamental anos iniciais (ciclo de alfabetização 1° ao 3° anos) – Estimativa: 18.737 pessoas.

Grupo 7: Professores, 2º professores e auxiliares e afins que atuam em sala de aula do ensino fundamental anos iniciais (4° e 5° anos) – Estimativa: 7.239 pessoas.

Grupo 8: Professores, 2º professores e auxiliares e afins que atuam em sala de aula do ensino fundamental anos finais – Estimativa: 16.270 pessoas;

Grupo 9: Professores, 2º professores e auxiliares e afins que atuam em sala de aula do ensino médio – Estimativa: 6.884 pessoas.

Grupo 10: Professores, 2º professores e auxiliares e afins que atuam em sala de aula do ensino profissionalizante – Estimativa: 2.578 pessoas.

Grupo 11: Professores, 2º professores e auxiliares e afins que atuam em sala de aula do ensino superior – Estimativa: 7.363 pessoas.

Grupo 12: Trabalhadores da educação que atuam de forma presencial em outras áreas – Estimativa: 32.562 pessoas.

Grupo 13: Trabalhadores da educação que atuam em atividade remota, EAD ou similares. Estimativa: 21.941 pessoas.

Para fins de comprovação, os trabalhadores da educação deverão apresentar documento com foto, CPF ou Cartão SUS, contracheque e documento comprobatório da área de atuação emitido pelo Gestor da instituição.