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Reunião do Colegiado de educação da AMAI apresenta balanço do retorno às aulas

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O colegiado de educação da AMAI se reuniu na segunda-feira (3), para uma reunião extraordinária no auditório da Associação.

A reunião foi conduzida pela secretária de educação de Xanxerê, Vera Corre, que é presidente do colegiado, e pela coordenadora de formação e eventos da AMAI, Fernanda Bertotto.

Entre os assuntos, estava um levantamento que está em andamento pela Associação, para atender a intenção da Secretaria de Estado de Educação, de construir um plano de vacinação dos profissionais da educação. A etapa de levantamento dos dados segue até dia 10 de maio.

Na sequência da reunião, o Coordenador Regional da Defesa Civil Estadual em Xanxerê, Luciano Peri, apresentou o programa Defesa Civil na Escola, que neste ano terá uma capacitação gratuita para os professores das escolas municipais, estaduais e particulares. A formação é uma proposta estadual.

Outro tema debatido foi em relação ao retorno às aulas. Servidores relataram como se deu o retorno e o funcionamento das aulas nos municípios.

Segundo Fernanda, o retorno foi tranquilo e os municípios estão seguindo as orientações previstas nos planos de contingencia.

“Secretários avaliaram que foi tranquilo, melhor que o esperado, com índice de contaminação quase zero. Os munícipios estão levando o plano de contingência a sério executando os passos corretamente. Tem municípios que quase 100% dos alunos estão na escola, como Bom Jesus. Demais estão com ensino híbrido em cerca de 50% em sala e 50% em casa”, destaca.

A análise mostrou que mesmo com a pandemia é possível manter as aulas.

Para finalizar, secretários debateram sobre a alfabetização nas séries iniciais. Índices estaduais e nacionais mostram que o número de alunos do segundo ano que ainda não estão alfabetizados é alto. Dado que se repete na região e que preocupa os educadores.

Para identificar a situação na região, a AMAI vai realizar um levantamento buscando registrar precisamente a realidade de alfabetização dos anos iniciais.