O Projeto AMAI Regulariza, lançado em 2019 pela Associação dos Municípios do Alto Irani tem como objetivo dar suporte técnico aos 14 municípios pertencentes a AMAI, oferecendo condições para o desenvolvimento de projetos de regularização fundiária, observados os requisitos da Lei REURB.
A Associação é uma das únicas da região do Grande Oeste que oferecem o serviço aos municípios.
O primeiro município a receber o projeto foi Bom Jesus, com regularização de 29 lotes, na sequencia São Domingos, com regularização de 31 lotes. Em Vargeão o trabalho iniciou em outubro de 2019 e na noite de terça-feira (20), 29 famílias receberam as escrituras de seus terrenos, em evento realizado no Auditório Municipal.
AMAI foi representada pelo vice-presidente, e prefeito de São Domingos, Márcio Grosbelli, e pela equipe de colaboradores da Associação que realizam o projeto, o engenheiro florestal, Maicon Polese e coordenador de topografia Alcemir Rama, além da arquiteta e urbanista Patrícia Camilotti. O trabalho de regularização também contou com a participação da consultora em regularização, Karen Bissani.
A regularização aconteceu na Linha Pedron, onde os moradores aguardavam pelas escrituras há cerca de 20 anos.
Projeto está em andamento também nos municípios de Passos Maia e Xanxerê, para regularização de mais de 170 lotes.