O colegiado de Assistência Social da AMAI realizou reunião por virtual na quarta-feira, 08, com o objetivo de orientar e passar informações para os municípios sobre os planos de contingência da Assistência Social, o funcionamento dos equipamentos e planejamento de retorno, recursos da Assistência Social e encontro sobre a Escuta Especializada.
Com relação ao Plano de Contingência ligado ao enfrentamento do covid-19, foi recomendado que os municípios façam esse documento para que sejam colocados todos os serviços que são oferecidos dentro da Assistência Social. Fazendo um planejamento de curto, médio e longo prazo de ações que podem ser desenvolvidas.
Sobre os recursos da Assistência, de acordo com a coordenadora de formação da AMAI, Fernanda Bertotto, foi reorientado os municípios sobre as portarias que destinaram recursos do Governo Federal, que são a 369 e a 378. Como podem fazer as aplicações de recursos, com o que podem gastar e quais as normativas que devem ser seguidas nesse gasto. Também a questão da Lei 173, tem uma cota parte que vai ser aplicado onde cada município decide quanto irá aplicar.
Da mesma Lei 173, serão destinados aos municípios recurso estadual que poderá ser aplicado em benefícios eventuais, desde que estes estejam com a legislação em dia, encaminhados os planos ao estado e cumprido com as etapas documentais que são exigidas.
Outro ponto acordado, foi o Encontro sobre a Escuta Especializada que será realizado no dia 16 de julho, via web conferência.