You are currently viewing AMAI entrega projeto de reforma e adequação  Centro Municipal de Saúde de Abelardo Luz

AMAI entrega projeto de reforma e adequação Centro Municipal de Saúde de Abelardo Luz

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

O prefeito Wilamir Cavassini recebeu, nesta quarta-feira (14) o relatório técnico e o projeto de reforma e adequação do Centro Municipal de Saúde “Ângela Nardino Bertoncello”. O projeto foi elaborado pela equipe de topografia e engenharia da Associação dos Municípios do Alto Irani (AMAI), sendo um dos maiores já desenvolvidos pela entidade na área da saúde.

O objetivo da reforma é melhorar o atendimento médico ambulatorial primário prestado à população, adequando toda a edificação para atender as normas da Vigilância Sanitária Estadual, que prevê metragens e regras de tamanho das salas, banheiros em relação às normais de acessibilidade. O projeto prevê ainda a instalação de um sistema elétrico de emergência, além de projetos arquitetônicos, hidrossanitário e preventivo contra incêndios, entre outras melhorias.

“Foi um projeto que demorou por ser relativamente extenso, cerca de 10 meses, contando com as aprovações. Estamos prevendo a adequação de acessibilidade prevista pela NBR 9050/2015, além das exigências do Corpo de Bombeiros e também a parte elétrica de emergência essencial para manutenção de procedimentos na unidade e conservação do estoque de medicamentos. Deixamos o projeto o mais completo possível para atender a necessidade do município”, explicou a arquiteta e responsável técnica Laureane Testa Amoedo.

O Centro Municipal de Saúde tem uma área física total de 1.756,97m². A estrutura comporta salas de vacina, farmácia, consultórios médicos, odontológicos, sala de atendimento psicológico, quarto de curta duração, fisioterapia e sala de demonstração e educação em saúde. No local também funciona a Secretaria Municipal de Saúde e o setor de Vigilância Epidemiológica.

ORÇAMENTO

A obra de reforma está orçada em R$ 1.178,000,00 e prazo previsto de conclusão é de seis meses. Para sua execução serão utilizados recursos de emendas parlamentares (bancada e individual) de deputados federais e senadores catarinenses.

“É uma reforma muito ampla que agora de posse do projeto vamos poder fazer a licitação. Em função do coronavírus que está aí, vamos estudar com a equipe da Saúde de que maneira vamos poder realizar essa obra sem prejudicar o atendimento da população. Os valores que serão investidos são de emendas parlamentares deste ano e anos anteriores que está todo no caixa e que veio destinado para isso”, ressaltou o prefeito Wilamir Cavassini.

ELABORAÇÃO DO PROJETO

A elaboração do projeto pela equipe da AMAI e envolveu todos os profissionais da topografia e engenharia, tendo como responsáveis técnicos a arquiteta Laureane Testa Amoedo, o engenheiro civil Alexandre Bée Longhi e o engenheiro eletricista Charles Barbieri. O trabalho também contou com apoio técnico da equipe de engenharia da prefeitura de Abelardo Luz, o engenheiro civil Alexandre Ricardo Passero e a arquiteta Danieli Basso Frozza, que farão também o acompanhamento da execução das obras.

Ascom Abelardo Luz