A saúde é uma das áreas da linha de frente e o primeiro contato com os pacientes que apresentam sintomas e que podem positivar para Coronavírus. Ações de combate e prevenção ao vírus estão sendo adotadas em todos os municípios e incluem decretos para incentivo ao uso massivo de máscaras pela população, estímulos e campanhas para prevenção, uso de álcool gel, distanciamento entre as pessoas.
Estruturas foram montadas fora das unidades de saúde para fazer o atendimento e triagem separadamente de quem apresenta sintomas gripais. O atendimento também foi separado nas unidades de saúde, para que grupos de risco e suspeitos não estejam no mesmo ambiente.
Entre os municípios da AMAI, apenas São Domingos teve pacientes positivados para Coronavírus. São seis moradores do mesmo núcleo familiar. O município estuda transformar uma das nossas Unidades Básicas de Saúde em Unidade Sentinela, para atendimento 24 horas, caso o número de pacientes com síndrome gripal se torne maior.
Comitês de enfrentamento ao COVID-19 também foram criados nos municípios, englobando além da Administração Municipal e Secretaria de Saúde, órgãos como Ministério Público, Policia Militar, Vigilância Sanitária, Defesa Civil e Bombeiros.
Em ponte Serrada foram adquiridos kits de testes rápidos e diversos EPIs através da Secretaria Municipal de Saúde. Ação também ocorreu em outros municípios. A estrutura do Hospital Municipal foi colocada à disposição do Estado de Santa Catarina, em caso de necessidade, tendo em vista a superlotação dos Hospitais Regionais durante a pandemia. Equipamentos foram adquiridos em Abelardo luz para entrega ao Hospital local.
Alguns municípios, com menor população tem números menores de casos gripais e em alguns não foram registrados casos suspeitos ainda, como em Entre Rios e Marema.
Devido a impossibilidade de visitas as famílias, as agentes de saúde estão entrando em contato via telefone para atualizar as questões de saúde familiar, repassar informações sobre o funcionamento da Unidade de Saúde e orientar sobre procedimentos e ações de prevenção.
Secretarias também estão movimentadas e voluntários auxiliam na confecção de máscaras de tecido para distribuição a população. Governos também tem comprado unidades prontas para aumentar a prevenção.
Com o retorno das atividades dos setores, a fiscalização municipal aumentou em relação as orientações de prevenção. Município de Xaxim também realizou Blitz orientativas em parceria com Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar para ampliar as medidas de proteção. Números de 0800 também foram criados para facilitar o atendimento à população.
Todas as ações visam melhor prevenção e em conjunto trabalham para uma região mais segura.