You are currently viewing Sistema de ensino tem aulas suspensas partir desta quinta-feira (19)

Sistema de ensino tem aulas suspensas partir desta quinta-feira (19)

Reunião com Secretários de Educação da região AMAI, define ações

 

Uma reunião com secretários de educação da região AMAI, pela manhã desta quarta-feira (18) definiu e esclareceu as ações a serem seguidas nos 14 municípios da regional em relação ao ensino.

A reunião foi acompanhada pelo Promotor de Justiça da Comarca de Xanxerê, Dr. Marcionei Mendes que orientou aos municípios seguir o decreto do Governo do Estado, voltado a prevenção.

Ficou definido que todos os estabelecimentos de ensino, estarão fechados pelo prazo de 30 dias.

“A maior dúvida da região era se haveria ou não uma creche para que crianças em situação de vulnerabilidade ficassem em atendimento. O que foi definido é que todos os estabelecimentos, independente da idade, serão fechados, não haverá exceção” pontua Marcionei.

Promotor explica que devido ao momento, é necessário não abrir exceções, para que a prevenção seja efetiva.

“E um momento de crise mundial, não há possibilidade de abrir exceções neste momento. O decreto facilitou, pois, nos próximos sete dias, boa parte do comercio e estabelecimentos privados, devem permanecer fechados, e acredito que deva ter um bom senso do empresariado, em relação a liberação de mães e pais que não tem com quem deixar seus filhos neste período”, comenta.

Com a suspensão das aulas, a presidente do Colegiado dos Secretários de Educação da AMAI, Salete Brizola de Jesus, reforça aos pais que mantenham seus filhos em casa.

“A partir de amanhã (dia 19) não haverá mais aulas em toda rede municipal. Orientamos os pais para que segurem seus filhos em casa, pois o objetivo é que não haja circulação de pessoas. Estamos no estágio que ainda é possível controle, mas para isso a população precisa colaborar. Orientamos aos pais que conseguirem ficar em casa, com seus filhos, que o faça, seguindo o decreto do Governo do Estado. Agora é o momento de pensar coletivo e se organizar”, finaliza.

Seguindo o decreto, todos os municípios param as aulas pelo período de 30 dias, com possibilidade de prorrogação, sendo que os primeiros 15 dias correspondem à antecipação do recesso escolar do mês de julho.

Segundo a Coordenadora de eventos da AMAI, Fernanda Bertotto, a Associação fará o encaminhamento das ações aos municípios, para que todos ajam de maneira orquestrada, seguindo as orientações da promotoria e Governo do Estado.

Acompanhe abaixo como ficará a situação dos profissionais da educação segundo orientação do Governo do Estado.

Professores e servidores das escolas:

Permanecem em recesso por 15 dias, aguardando novo comunicado no dia 02 de abril, após avaliação do período.

Servidores administrativos do órgão central e Coordenadorias Regionais:

Conforme o decreto nº 509/2020 servidores públicos estaduais permanecem em atividade. O trabalho será remoto, podendo haver casos excepcionais no órgão central e nas coordenadorias, de acordo com demandas eventuais. Coordenadores regionais e supervisores serão informados na videoconferência sobre a abertura de sistema para o trabalho remoto

Terceirizados:
A vigilância patrimonial mantém os serviços. As demais empresas adotam os 15 dias de recesso.