You are currently viewing Reunião da CIR reuniu mais de 30 profissionais da saúde de 20 municípios

Reunião da CIR reuniu mais de 30 profissionais da saúde de 20 municípios

Na terça-feira (03), mais de 30 profissionais da saúde pertencentes a regional de Xanxerê que compreende 21 municípios se reuniram na AMAI para reunião da Comissão Intergestores Regional – CIR.

Convidado para a reunião, o professor da Universidade Federal da Fronteira Sul, Elvis Roberto Giacomin falou sobre as Práticas Integrativas e Complementares em Saúde – PICS e o cronograma para os próximos quatro anos. Segundo o presidente da CIR, Agostinho Luzzi. Em 2019 foi realizada uma edição em São Domingos e em breve serão abertas as inscrições para edição de 2020, podendo participar dois profissionais de cada município.

Participaram ainda, a colabora da AMAI, Fernanda Bertotto que apresentou sobre a realização de uma palestra de sensibilização sobre as PICs para os médicos da rede municipal de saúde e a farmacêutica da vigilância sanitária da regional de Xanxerê, Aline Minetto Sikoski, repassou informações sobre as pactuações da vigilância sanitária em relação aos alvarás, e apresentou a necessidade de realização de cadastro nos sites da prefeituras dos profissionais que atuam na vigilância.

Otilia Cristina Coelho Rodrigues da Gerência de Saúde  – GERSA de Chapecó, falou sobre a nova Política Hospitalar Catarinense, que traz uma série de critérios e classificações das unidades hospitalares existentes em Santa Catarina.

Segundo Agostinho um assunto que deve levar algum tempo para ser implementado 100% pois partiu da Secretaria de Estado, sem consulta aos municípios e região.

“Uma discussão que deve levar tempo, pois veio uma alteração da Secretaria de Estado e que agora deve ser discutido na CIB. São inúmeras cirurgias para a região”, comenta.

Luzzi também pontuou sobre uma reunião realizada no último dia 02 com os responsáveis dos quatro hospitais de pequeno porte da região AMAI, instalados em Faxinal dos Guedes, Xaxim, Ponte Serrada e Vargeão, que definiu as especialidades de trabalho e adicional no número de cirurgias que devem ser realizadas.  Aumentando o montante de pessoas que poderá ser atendido na região.

Célio Vanderlei, apoiador do COGEMAS falou sobre as novas portarias em vigor na atenção primaria, APS, cadastros, recursos que estão sendo liberados, também sobre o VI Congresso de Secretarias Municipais de Saúde de Santa Catarina / 3ª Mostra Catarinense “Brasil, aqui tem SUS” que irá acontecer nos dias 11,12 e 13 de março de 2020 em São Bento do Sul.

“Solicitamos a participação dos secretários, pois será votado dia 12 a nova política catarinense das cirurgias eletivas”, pontua Agostinho.

Foi discutido ainda sobre o centro de oftalmologia do Grande Oeste. Estão entre as cidades para instalação, São Lourenço, que está com uma ala nova praticamente pronta, Iporã e Chapecó. “Faxinal dos Guedes também se dispôs a realizar um número até bom de cirurgias e consultas, 130 mensais, mas não foi aprovado em reunião, pois tem um processo todo. São Lourenço vem desde 2017 sendo referência, e com a ala nova, deve ser o possível local de instalação” comenta.

Por fim, foi apresentado pelos municípios de Ipuaçu e Entre Rios pedido de inclusão da população indígena que representa 58% em Ipuaçu e 40% no cadastro do SUS, para atendimento pelo sistema, diminuindo os custos do município. O pedido, segundo Agostinho passará pelo Estado, CIB e Brasília.