O projeto “+ Memória na Escola” da AMAI completou seu primeiro ano, neste período, foram mais de 3.600 alunos que interagiram com as atividades e aprenderam um pouco mais sobre a região em que vivem. O Projeto circulou por todos os 14 municípios da região AMAI.
O museu itinerante criado em 2018 busca levar um novo olhar à comunidade sobre a história de colonização de cada município, além de apresentar os trabalhos desenvolvidos pela AMAI. Através de jogos e banners, os alunos conhecem um pouco mais da história de cada um dos municípios que pertencem à região da Associação dos Municípios do Alto Irani (AMAI). As aulas e atividades práticas foram construídas especialmente para público infantil.
Na última semana, Xanxerê aplicou o projeto durante realização da Feira do Livro, nesta semana, na Arena Ivo Sguissardi.
As instrutoras Elise Tofolo e Simone Dalalibera contaram a cada uma das 15 turmas que passaram pelo projeto ao longo desta semana, sobre a chegada dos colonizadores na região, o porquê da origem do nome de cada município, para que os alunos pudessem saber mais sobre a região, pontos turísticos, bem como um pouco sobre a AMAI. “Nós apresentamos o projeto aos alunos apresentando o que é a AMAI, qual sua função, para que a comunidade de Xanxerê também conheça essa importante associação que já está aqui há 40 anos e que poucos sabem da sua importância em relação ao assessoramento que é dado aos municípios através de uma equipe de diversos profissionais”, salientou Elisa.
Por meio de jogos e de um quebra-cabeça com o mapa dos 14 municípios que pertencem à região da AMAI, as instrutoras testaram os conhecimentos adquiridos durante a aula interativa.
A aluna Cauani Vitória Somensi Maciel participou da apresentação do projeto e disse ter achado muito interessante, principalmente a montagem do quebra-cabeça com o mapa que define os limites e as divisas de cada município. “A gente aprendeu mais sobre a história dos municípios. A professora nos contou sobre o que acontecia antigamente nos municípios da nossa região e foi muito legal”.
Ao todo, 3.629 alunos conheceram e interagiram com o projeto neste um ano de execução.