Completar 90 anos de história, por si só, já é algo fantástico, imagine completar 90 anos salvando vidas. Nesta quinta-feira (31) o prefeito Municipal de Ponte Serrada Alceu Alberto Wrubel (Tibe), recebeu em a moeda comemorativa aos 90 anos do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina/CBMSC, das mãos do Coronel BM Sandro Martins, da 3ª Região do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, que esteve realizando juntamente com o Cabo Coronetti e o Cabo Reginaldo uma visita no gabinete do prefeito.
O CBMSC está presente em 132 municípios do Estado de Santa Catarina e desde a inauguração da 1ª Seção de Bombeiros de Florianópolis, ocorrida no dia 26 de setembro de 1926, a Corporação que é respeitada pela sociedade catarinense cumpre com a sua missão de preservar a vida, o patrimônio e o meio ambiente.
A moeda foi cunhada em bronze, mede 50mm de diâmetro e sua espessura é de 3.5 mm. Ela recebeu um banho de prata envelhecida para ter um acabamento especial, além de ter também detalhes esmaltados. O seu peso é de aproximadamente 55 gramas.Em um dos lados a moeda traz a representação do primeiro quartel Bombeiro Militar de Santa Catarina e sua efígie, ambos, com efeito, 3D e a frase “90 anos dedicados a salvar vidas”.
De acordo com a explicação do Coronel BM Sandro Martins, nesse mesmo lado da moeda o período histórico de 1926 a 2016 também é registrado e os dez valores da instituição são representados por dez estrelas. A proteção, energia e coragem dos Bombeiros Militares da ativa, da reserva e aqueles que tombaram durante o serviço não poderiam deixar de serem representadas, e por isso os louros que circulam o símbolo de 90 anos.
“É importante lembrar que hoje corpo de Bombeiros desempenha outras atividades além dessas que estão demonstrados na moeda. Quis o destino que em sua cunhagem fosse utilizado o material similar aos utilizados nas conexões de bombeiro de latão recebendo em cima acabamento uma cobertura de zincagem deixando ela na cor atual. Tradicionalmente as moedas são passadas entre amigos como sinal de respeito e camaradagem representando a instituição na forma de um aperto de mão”, afirma o Coronel.
Para o prefeito Tibe é uma honra poder receber esta moeda que simboliza os 90 anos dos Bombeiros em Santa Catarina. “É uma honra receber esta moeda de tamanha importância e que representa uma instituição que carrega o respeito de todos”, comenta Tibe.