Durante a manhã de terça-feira (22), foi realizada na Sede da Reserva Indígena de Ipuaçu, uma ação chamada Aldeia Sem Lixo numa parceria entre Governo Municipal, Secretaria de Indústria, Urbanismo, Comércio e Turismo e a Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai).
A ação teve como principal objetivo a conscientização da população em relação ao lixo e seu descarte. Para isso, foram instaladas lixeiras de coleta seletiva e quatro containers, sendo três deles para lixo reciclável e um para o descarte de fraldas. Adquiridos pelo Governo Municipal e Sesai, os containers foram colocados em pontos estratégicos com a finalidade de coletar e armazenar o lixo que fica jogado nas ruas formando uma concentração de sujeira que consequentemente causam a proliferação de doenças.
A coleta do lixo reciclável será feita toda quarta-feira por uma empresa terceirizada, já o container com fraldas será recolhido nas sextas-feiras pelo Governo Municipal. “É importante que todos colaborem com a ação fazendo o uso correto das lixeiras e dos containers, colocando o lixo reciclável e as fraldas cada qual em seu devido lugar, contribuindo para que o mesmo fique adequadamente acondicionado aguardando a coleta”, destaca a secretária de Indústria, Urbanismo, Comércio e Turismo, Indiamara Vizoli.
Na ocasião também estiveram presentes Agentes Indígenas de Saúde, Agentes de Endemias e Vigilância Sanitária e o Diretor de Saúde Indígena Mauro Ivan de Oliveira.