Assistentes sociais de onze municípios se reuniram na sede da AMAI para reunião do colegiado. Coordenadas pela Secretária de Assistência Social de Abelardo Luz, Rosane Gusso, o grupo apresentou questões como as eleições de conselheiros tutelares, Curso para Rede de Atendimento à Imigrantes e Planejamento para 2020.
Com relação as eleições do Conselho Tutelar, realizadas no último domingo (6) apenas dois municípios precisarão realizar eleição suplementar, pois não atingiram o mínimo de cinco candidatos para eleição, são eles, Entre Rios e Marema. A nova votação, segundo orientação do Grupo de Trabalho Interinstitucional (GTICT) deve ser realizado dia 15 de dezembro, de forma unificada nos Municípios.
Outro ponto abordado foi em relação ao curso ofertado pela AMAI para Rede de Atendimento à Imigrantes. A capacitação ocorre dia 21 de outubro e é destinada aos profissionais de assistência social, saúde, educação, sendo três vagas cada município, com exclusividade para região AMAI e da Associação dos Municípios do Noroeste (AMNOROESTE). Também são convidados empresa que possuam colaboradores imigrantes. O curso é gratuito e as inscrições são realizadas através do Portal AMAI Educ: https://ead.amaisc.org.br/. A capacitação é uma parceria entre AMAI, Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Polícia Federal.