Uma casa preparada para receber e acolher familiares de pacientes internados no Hospital Regional São Paulo de Xanxerê, assim é a Associação de Voluntários Madre Bernarda. A entidade foi uma das beneficiadas pelo projeto Capacitação do Bem e recebeu 44 kg de alimentos entre arroz, feijão, açúcar e demais itens que serão utilizados para alimentação dos familiares na casa.
A vice-presidente da entidade, Eva Vieira conta que o espaço tem capacidade para abrigar 18 pessoas, divididos entre mulheres e homens. O espaço é destinado a receber os familiares de pacientes que não tem onde ficar durante o período de internação. Na casa, os próprios usuários que realizam cuidados com limpeza, comida e organização do espaço.
Além do espaço, as voluntárias visitam diariamente o hospital para identificar pacientes que necessitam de auxilio seja com roupas, itens de higiene pessoal, chinelos.
“A casa além de acolher os familiares, também proporciona tranquilidade aos pacientes, pois sabem que sua família está tranquila e abrigada”, comenta Eva.
Os alimentos doados pela AMAI, segundo Eva são de extrema importância.
“Os alimentos recebidos são muito importantes, pois muitos familiares saem de casa as vezes na urgência sem até se alimentar e aqui temos um espaço para os acolher”.
BOUTIQUE BRECHÓ
A casa, segundo Eva, recebe muitas doações da comunidade e frequentemente realizavam brechós para venda. Com a constantes doações as voluntárias resolveram abrir uma Boutique Brechó, que agora funciona diariamente na parte térrea da Casa, das 13h às 16h.
“Realizamos uma triagem das peças recebidas e colocamos para venda, tem calçados, roupas, bolças. Todos os dias tem peças novas pois recebemos muitas doações, e esse valor arrecadado auxilia na manutenção da casa e é revertido para atendimento aos pacientes e familiares”, finaliza Eva.