Desde o lançamento pela Federação Catarinense de municípios (FECAM) em maio de 2010 os 220 municípios integrados à Rede Catarinense de Informações Municipais (RedeCIM) possuem o portal de turismo municipal, que tem o objetivo de promover o turismo em Santa Catarina, estimulando a divulgação, qualificação da atividade e o enriquecimento cultural.
Focada na comunicação entre destino e turista, a AMAI lançou o projeto fotográfico para abastecimento dos portais de turismo, mostrando o quão é importante uma boa imagem, visto que cada vez mais, os turistas buscam informações nas redes antes de decidir seu trajeto e programação.
A iniciativa da AMAI chamou atenção da organização do congresso e por isso foi escolhida para apresentar a experiência para os gestores que ali participaram. O projeto foi apresentado pela presidente da AMAI, Eliéze Comachio.
A ação foi uma parceria entre AMAI, FECAM, Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), dos municípios e Senac.
Pelos portais é possível conhecer os pontos turísticos do município, locais de estadia e alimentação. A AMAI elaborou também placas informativas que serão fixadas nos estabelecimentos, indicando o que fazer, onde comer e onde ficar.
Foram mais de 400 locais catalogados e fotografados, proporcionando ao turista imagens claras e possibilidades mais expressivas de pontos de visita, estadia e alimentação.
Além das fotografias a AMAI desenvolveu um modelo de placa para ser fixadas nos estabelecimentos. Elas possuem um QR Code que direciona para o portal de turismo do município.
O projeto buscou consolidar a região AMAI como um dos destinos turísticos do Estado, melhorar a qualidade visual e informativa dos portai e ainda impulsionar o desenvolvimento econômico regional.