Nove em cada dez mortes por suicídio poderiam ser evitadas. Os dados são da Organização Mundial da Saúde (OMS) e reforçam a importância da prevenção e o papel essencial da Educação nesse contexto.
Sabendo desse compromisso, a Secretaria da Educação entregou para as quatros escolas da rede de ensino um material de apoio pedagógico que trata da sobre temas de bullying, descriminação, suicídio e violência sexual, para ser trabalhado em sala de aula com os alunos.
De acordo com a Secretária Municipal de Educação Andressa Caleffi Tamanho o objetivo de fornecer este material para as escolas é poder estar contribuindo com orientações necessárias para promover discussões e reflexões, o ano todo, sobre a valorização da vida e a prevenção ao suicídio dentro da escola. “É fundamental trabalhar esses temas de forma contínua, articulada com os alunos. Visitamos a Escola de Educação Básica Municipal Antônio Paglia, a Escola de Educação Básica Belermino Victor Dalla Vecchia, a Escola de Educação Básica Dom Vital e a Escola de Tempo Integral Tancredo de Almeida Neves, para ajudar os professores no tratamento com seus alunos nesses tipos de violências e para que tenham um material pedagógico a mais em suas aulas e seus projetos”, destaca Andressa.