Primeira área contempla mais de 20 famílias
Recentemente lançado pela Associação dos Municípios do Alto Irani, o Projeto AMAI Regulariza, visa realizar o processo de regularização fundiária em áreas públicas e de interesse social dos municípios. O trabalho é desenvolvido pela equipe de topografia da AMAI, com o coordenador Alcemir Rama e o engenheiro florestal, Maicon Polese. A equipe conta com a consultoria e apoio da especialista em regularização, Karen Bissani.
O primeiro município a receber o projeto é Bom Jesus. Na última semana o grupo, acompanhado da secretária executiva, Ingrid Piovesan, apresentou o projeto ao prefeito Rafael Calza, juntamente com o vice-prefeito Vilmar Peccini, assistentes sociais e jurídico, que atuarão juntamente ao processo. Após apresentação, seguiram para o bairro Três Palmeiras, primeiro a ser visitado, contemplando 27 famílias.
Segundo o prefeito Rafael, o projeto possibilitará uma mudança na vida dos moradores que há muitos anos aguardam a regularização dos terrenos.
“Quero deixar marcado a satisfação e alegria de pertencer a AMAI. Uma Associação séria e competente que principalmente aos pequenos municípios dá um grande suporte. E hoje estamos aqui no bairro Três Palmeiras com um grande projeto e realizando um compromisso que estávamos com dificuldade de achar uma saída para regularizar esses 27 terrenos do bairro. É uma solicitação de todas as famílias que há muito tempo esperam por isso. Nós gestores em parceria com assistência social e jurídico, não vamos medir esforços para que o projeto saia da prática e vire em escrituras públicas para essas pessoas que tanto merecem”, completa.
Coordenador de Topografia da AMAI, Rama, comenta que o projeto é uma oportunidade aos municípios de atender reivindicações antigas e trazer mais dignidade às famílias.
“As famílias já estão há 30 anos morando no bairro e nenhuma tem escritura do imóvel. O projeto dará mais dignidade as famílias que hoje estão na informalidade. A AMAI através do projeto dá a oportunidade aos municípios de regularizarem áreas públicas, e as famílias também necessitam melhor adequação para fazer parte de financiamentos, registro municipal. O projeto é de grande valia para a comunidade”, finaliza.
AMAI Regulariza
A Associação é uma das únicos da região do Grande Oeste que oferecem o serviço aos municípios. O projeto dará suporte técnico aos 14 associados a AMAI, dando condições de serem tomadas medidas jurídicas, urbanísticas, ambientais e sociais que visam à regularização de assentamentos irregulares e à titulação de seus ocupantes, de modo a garantir o direito social à moradia, o pleno desenvolvimento das funções sociais da propriedade urbana e o direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado.