A Administração Municipal de Ponte Serrada, através da Secretaria Municipal de Saúde, encaminhou no dia 28 de agosto para a cidade de São Lourenço do Oeste/SC, 15 pacientes para a Fundação Hospitalar São Lourenço, para realização de cirurgias de catarata, sendo que foram realizadas 22 cirurgias devido a alguns pacientes terem feito a cirurgia nos dois olhos.
Segundo a Secretária Municipal de Saúde Adriana Pavelski, a ação realizada é de suma importância, pois neste ultimo mutirão a fila foi zerada novamente, sendo que conforme forem aparecendo novas demandas pacientes para esse procedimento estarão sendo inseridos no sistema e logo serão contemplados.
A catarata ocular é uma doença em que o cristalino, que é a lente natural dos olhos, perde sua transparência e começa a ficar opaco. Ela pode causar perda parcial ou total da visão (cegueira), além de deixar a visão turva ou embaçada, diminuir a visão noturna e causar fotofobia (hipersensibilidade à luz). Essa condição se desenvolve lentamente, muitas vezes passando despercebida antes de causar algum sintoma mais grave. Antes de evoluir, o uso de óculos pode ajudar a lidar com a doença, mas quando ela se torna mais grave, a cirurgia de catarata é necessária.
A Secretária de Saúde, Adriana Pavelski, acompanhou a ida dos pacientes para o mutirão e destacou que ações como essa são importantes para atender a demanda da população. “Estamos felizes em realizar mais uma vez esta ação promovida através da Secretaria Municipal de Saúde em parceria com o Governo do Estado sem nenhum custo aos pacientes e assim devolvendo a visão e melhorando a qualidade de vida dos beneficiários.