You are currently viewing Ponte Serrada participa de evento que marca a entrega dos Planos Municipais de Cultura na Região AMAI

Ponte Serrada participa de evento que marca a entrega dos Planos Municipais de Cultura na Região AMAI

Documento de planejamento para nortear a política de cultura do município de Ponte Serrada e dos municípios que fazem parte da região do Alto Irani para os  próximos 10 anos, foi entregue no último dia, 30 de agosto, na cidade de São Domingos. Um dia cheio de alegria, regado a muita música, cultura e apresentações. As ações fazem parte do evento de Entrega dos Planos Municipais de Cultura. O trabalho foi desenvolvido nos últimos 12 meses e contou com o auxílio da consultora Roselaine Vinhas.

 

O Plano Municipal de Cultura cuida da organização das políticas públicas de um município, estado e país, tratando de um apanhado de aspectos expostos em diretrizes, objetivos, ações e metas de grande importância para o planejamento e desenvolvimento da área da gestão pública e em consonância com os interesses da sociedade.

 

Participaram deste evento o Prefeito Municipal de Ponte Serrada Alceu Alberto Wrubel, a Secretária Municipal de Educação Andressa Caleffi Tamanho, o Diretor do Departamento Municipal de Cultura Emerson do Rosário e os membros do Conselho Municipal de Cultura do Município Irdes Melyna Branco, Ana Paula Tussi, Daiane Basi, Caroline Bruxel e Eliane Meira.

 

Em posse desse documento, a Administração Municipal encaminhará o Plano em formato de Lei, para ser aprovado pelo Legislativo. Após concluída está etapa, o plano passa a ser executado unindo esforços da sociedade civil, do poder público e da iniciativa privada para aprimorar a gestão cultural, estruturar, promover e proteger a memória e o patrimônio cultural das cidades.

 

Após as entregas, foi realizado uma mesa redonda coordenada por Roselaine, que apresentou os motivos de se investir em cultura, essa importante ferramenta de desenvolvimento social e que traz inúmeros benefícios tanto para as pessoas quanto para o crescimento de toda região. O evento contou com a participação dos 14 municípios da regional além de representantes da Federação Catarinense de Cultura.

 

O Diretor do Departamento Municipal de Cultura destacou sobre a incansável luta da para a concretização deste do Plano Municipal de Cultura,”Foram 12 meses de muito trabalho, levantamentos, pesquisa, leitura e muita dedicação a fim de cumprir com essa importante missão, foi uma força tarefa com o apoio da Administração, Secretaria de Educação, técnicos da Amai e a Vinhas Consultoria de Cultura. Desta forma, em um marco histórico temos o Plano Municipal de Cultura, que garante o que temos hoje e projetará para os próximos 10 anos ações que irão fortalecer nossa Cultura. Sinto-me orgulhoso em ver o Plano pronto e o Conselho Municipal de Cultura ativo, e que venham os novos desafios, destacou Emerson.

A Secretária Andressa Caleffi Tamanho pontuou a importância e grandiosidade desse plano para a cultura do município. “Cultura é tudo que vivemos, são nossas heranças familiares, escolares e sociais que definem nossa cultura. Nosso Município está muito avançado quando se trata de ações voltadas ao bem estar cultural de nossos munícipes, tivemos um momento de muito orgulho quando participamos da construção do plano e deste cerimonial que será com certeza um marco nas nossas vidas. O Departamento Municipal de Cultura na pessoa do Diretor Emerson do Rosário está de parabéns pela riqueza deste documento construído a muitas mãos, também agradeço a parceria e o carinho da equipe técnica da Secretaria de Educação e dos conselheiros que fazem parte deste importante momento”,concluí a Secretária.

Para o Prefeito Alceu Alberto Wrubel (Tibe), este documento é essencial para futuro do município, para que não se perca os valores, costumes, cultura e que se mantenha viva a história de Ponte Serrada. “Esperamos que este documento se estabeleça como um planejamento, que perpasse os ciclos de governo e destaque-se como um norteador do planejamento municipal da cultura, esse é um marco para a nossa cidade, uma etapa muito importante para a gestão de políticas públicas culturais, que possamos a partir do Plano Municipal de Cultura, preservar, proteger e resguardar nossa “marca” cultural”, enfatiza Tibe.

 Sobre o Plano?

 O Plano é um documento norteador para o planejamento e gestão, para um período de dez anos, atendendo as políticas culturais das esferas federal e estadual, o Plano cumpre o papel de traçar as políticas públicas municipais para a área de cultura, cumprindo com as prerrogativas do Sistema Nacional de Cultura (art. 216-A da Constituição Federal), Plano Nacional de Cultura (lei nº 13.343, de 2 de dezembro de 2010), Sistema Estadual de Cultura e Plano Estadual de Cultura de Santa Catarina (lei nº 17.449, de 10 de janeiro de 2018).