Sob o olhar atento e emocionado da comunidade, mais de 230 participantes vindos de diferentes cidades da região encantaram o público com um show de alegria, entusiasmo, beleza e cultura no 1º Encontro de Bandas e Fanfarras de Ponte Serrada, nesse último sábado (27). O evento, que fez parte dos festejos do aniversário do Município, aconteceu ao lado da Praça do Centro Comunitário.
O evento foi realizado pela Polícia Militar de Ponte Serrada, com auxílio dos pais dos alunos que integram a Banda de Percussão Tropeiros da Ponte e o apoio da Administração Municipal de Ponte Serrada através da Secretaria de Educação. A Banda anfitriã do evento deu abertura as apresentações. Além da Banda de Percussão Tropeiros da Ponte, 08 bandas e fanfarras estiveram se apresentando.
O evento contou com apresentações das cidades de Passos Maia (Fanfarra Municipal Araucária), Vargeão (Banda de Percussão do Município de Vargeão), Xanxerê (Banda do Colégio Costa e Silva e a Banda do Bucha), Bom Jesus (Banda Municipal de Bom Jesus), Abelardo Luz (Banda de Percussão do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo de Abelardo Luz), Luzerna (Banda Drum Corps) e Arabutã (Banda Municipal de Arabutã).
Sidinei Luiz Debastiani, um dos maestros mais tradicionais da região se apresentou com seis corporações no encontro de Ponte Serrada e destacou a importância do evento. “Nós precisamos resgatar a cultura da percussão e fazer lembrar que existimos além do desfile cívico. As bandas de percussão fazem parte da história e através da música percussionista levamos cultura, educação, disciplina e descontração para nossas crianças e adolescentes.” Destacou o maestro.
O 3º Sargento da Polícia Militar Moacir Antonio Acunha, Comandante da Polícia Militar de Ponte Serrada falou o quanto o instrumento musical e a música são importantes para as crianças e jovens: “O Encontro de Bandas e Fanfarras é um momento único de cultura, arte e música, agradecemos aos grupos que participaram e a população que se fez presente prestigiando esse belíssimo evento”, comenta Moacir.
De acordo com o prefeito de Ponte Serrada, Alceu Alberto Wrubel (Tibe), as apresentações foram encantadoras e empolgantes: “Buscamos incentivar todas as manifestações de artes. O objetivo do encontro é promover a confraternização entre os grupos, proporcionando a troca de experiências musicais e artísticas, além de despertar nas crianças e adolescentes o interesse pela prática de atividades culturais e socioeducativas, bem como contribuir para o resgate da cidadania, autodisciplina e o civismo para melhoria do convívio social”.
As fanfarras e bandas presentes receberam ao final do encontro um troféu como forma de agradecimento pela participação no evento.