mplementadas há anos em Vargeão, uma nova remessa de bolsas organizadoras foi adquirida pelo Governo Municipal através da Secretaria de Saúde. Um total de cem novas bolsinhas com divisórias estão à disposição do Departamento de Assistência Farmacêutica para serem entregues aos vargeonenses.
As necessaires possuem três compartimentos para armazenar de maneira organizada os medicamentos, divididos em matutino, vespertino e noturno.
No compartimento de cor amarela são guardados os medicamentos que devem ser tomados pela manhã. No bolso vermelho, remédios usados à tarde. Já na divisória preta ficam os medicamentos da noite.
Além das divisões por cores e escrita indicando os períodos do dia, os três compartimentos também possuem gravuras indicando os horários. Xícara de café (manhã), Sol (tarde), Lua (noite).
Viviane Zardinello, que trabalha na farmácia da Unidade de Saúde explica que o intuito é melhorar a adesão das pessoas ao tratamento medicamentoso, proporcionando mais autonomia aos pacientes dos seguintes grupos:
. Portadores de doenças crônicas (hipertensão, diabetes, entre outras), que fazem o uso contínuo de diversos medicamentos.
. Idosos que possuem dificuldade de memorização, diminuição da visão e da destreza manual.
. Pacientes analfabetos ou com problemas visuais.
. Pacientes com problemas mentais, auxiliando os familiares na administração dos medicamentos.
A organização dos medicamentos nas bolsas é feita pelas farmacêuticas durante a entrega dos medicamentos, tanto Unidade de Saúde quanto nas visitas domiciliares.
“O objetivo é estimular o uso racional dos medicamentos, com maior adesão aos tratamentos, além de proporcionar maior autonomia aos pacientes, melhorando a qualidade de vida da população”, comenta Viviane.