Abelardo Luz está entre os 87 municípios catarinenses considerados infestados pelo Aedes Aegypti, mosquito transmissor de dengue, zika e chikungunya. Até o momento são 130 focos confirmados e dois casos suspeitos de dengue no município, segundo dados divulgados na terça-feira (4) pela Secretaria Municipal de Saúde.
“Os dois pacientes suspeitos viajaram para uma região endêmica, no dia 15 de maio, e assim que retornaram, apresentaram os sintomas de dengue. Ambos estão sobre acompanhamento, aguardando os exames”, informou a responsável pelo Setor de Vigilância Epidemiológica, Rosane Ribeiro.
Desde que Abelardo Luz recebeu a notificação por infestação em março deste ano, as ações de combate e controle do mosquito estão sendo intensificadas no município. Para reforçar ainda mais a fiscalização recentemente foram contratados dois novos agentes de endemias, dobrando o quadro de profissionais para execução das atividades em todos os bairros.
“Os novos agentes vão atuar nas atividades de rotina do programa com intuito de diminuir e até eliminar os focos no município, onde temos 130 focos espalhados pela cidade”, afirmou Rosane.