Segunda edição do documentário já tem data marcada
Um encontro realizado na tarde de ontem (30) no auditório da AMAI, encerrou o primeiro ciclo do Projeto “Eu, mulher”, desenvolvido pela Associação.
Reuniram-se mais de vinte mulheres da região para uma roda de conversa sobre a participação feminina na política e frente de entidades representativas.
O encontro foi guiado pela presidente Eliéze Comachio, que apresentou o projeto, sua vivência frente a Associação e o documentário “A realidade por trás do palanque”.
Entre as participantes, estavam vereadoras e ex-vereadoras, ex-vice-prefeitas, prefeitas, e ex-prefeitas, empresárias, professoras, e ainda integrantes de associações como Lions Clube Mulher, Núcleo de Mulheres Empresárias da Acix, APADAVIX, Coletivo Janete Cassol.
Para Eliéze, o projeto é uma inspiração para mais mulheres participarem da política.
“Quando estamos a frente dos espaços, conseguimos ser ouvidas e construir melhores condições de vida nas mais diversas áreas. Nós mulheres sabemos que a política é a ferramenta que muda a história da sociedade e que só é possível através dela, construir políticas públicas melhores. Nós mulheres sempre conseguimos olhar o coletivo e isso faz a diferença”.
Eliéze divulgou ainda a próxima edição do documentário, que será produzido e exibido ainda no segundo semestre deste ano.
PROJETO
O projeto surgiu durante comemorações dos 40 anos da Associação, em que a prefeita de São Domingos foi eleita presidente da AMAI, e assim tornou-se a primeira mulher a assumir a posição, desde sua fundação. A partir de Eliéze, foram desenvolvidos levantamentos históricos nacionais e regionais sobre a participação feminina na política e apresentado relato das quatro prefeitas já eleitas na região, Clarice Rodigheri Schneider, primeira prefeita da AMAI, no ano de 1997 em Bom Jesus, Rosane Selig prefeita de Ouro Verde na gestão 2013, e exercendo atualmente a função as prefeitas Clori Perosa, de Ipuaçu e Eliéze Comachio de São Domingos.
Diante da repercussão da série de reportagens, a AMAI desenvolveu o documentário “A realidade por trás do palanque”. Roteirado e produzido internamente, o filme apresenta as mulheres atuantes nas câmaras e prefeituras da região, que contam os entraves, dificuldades, preconceito e vitórias vividas dentro da política.
“Eu, mulher” visa apresentar a realidade política com olhar feminino, incentivar mais mulheres a ingressarem na área e estarem a frente de ações, de grupos de liderança e tomada de decisões junto a sociedade.