A Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe acaba se encerra hoje (31). Segundo dados da Secretaria de Saúde, foram vacinados 87% das pessoas que fazem parte do público alvo composto por pessoas consideradas de maior risco para desenvolver complicações causadas pela doença, a meta do Ministério da Saúde é de 90%.
Dos grupos prioritários, os idosos ultrapassaram a meta estipulada no início da Campanha. O menor número de imunizados continuam sendo as crianças com apenas 69,79%. De acordo com a enfermeira Geni Bringhenti, os idosos já se conscientizaram da importância da vacina para essa faixa etária. “A cada ano, conseguimos imunizar mais idosos, prevenindo-os de doenças respiratórias, comuns nesta época do ano, esperamos melhorar o número de crianças vacinadas também”, destaca Geni.
A vacinação contra a Influenza é voltada para o grupo de risco determinado pelo Ministério da Saúde: crianças menores de 6 anos, gestantes, mulheres que deram à luz a menos de 45 dias, maiores de 60 anos, trabalhadores da área da saúde, professores e portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais.
A vacina fornecida, pelo SUS (Sistema Único de Saúde) é a “trivalente” que fornece imunização aos vírus Influenza subtipos A (H1N1; H3N2) e subtipo B vírus respiratórios (VSR, Parainfluenza e Adenovírus)
A Campanha que termina nesta sexta-feira (31) teve início no dia 10 de abril As vacinas estão disponíveis nas Unidade de Saúde Central e do Distrito da Barra Grande, das 07:00 às 12:00 e das 13:00 às 16:00 horas, de segunda à sexta-feira. Para receber a dose é necessário apresentar a caderneta de vacinação e o cartão do SUS atualizado.