You are currently viewing Produção de peixes pode ser aliada ao cultivo de plantas para alimentar outros animais

Produção de peixes pode ser aliada ao cultivo de plantas para alimentar outros animais

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

Palestra promovida pela administração municipal de Passos Maia apresentou técnicas de redução de custos e aumento da lucratividade

 

Produtores de Passos Maia e outros municípios da região assistiram a uma palestra e participaram de uma visita técnica sobre a produção de organismos na água, especialmente peixes, no último sábado, dia 18. O zootecnista e especialista em administração rural e qualidade nas organizações, Manuel dos Santos Pires Braz Filho, falou sobre o assunto.

Promovido pela Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Econômico de Passos Maia, em parceria com o Sebrae, o evento detalhou técnicas que otimizam a produção. O objetivo da administração municipal é firmar um convênio para incentivar a produção em propriedades com potencial, com o município viabilizando apoio técnico.

Conhecido pelo desenvolvimento e aplicação de técnicas com sistemas de aeração, reuso de água e alimentação alternativa para o pescado, Manuel explicou que nos tanques, além da produção do peixe, é possível fazer com que os dejetos sirvam de adubo para o cultivo de plantas em um sistema sobre a água.

“Fazendo uma criação de peixes, nós conseguimos produzir algumas plantas aquáticas que alimentam suíno, frango, bovino e também como podemos usar os dejetos do peixe para adubar as lavouras. Com isso, a gente reduz os custos de produção da propriedade rural, melhora a produção como um todo e consegue obter melhor lucratividade”, assinalou.

Para detalhar o conceito de aproveitamento dos recursos da produção, uma visita a um viveiro na Linha Bela Vista foi realizada no mesmo dia. O profissional abordou as relações do ambiente, condições do sol, vento e a importância da análise da água e outros controles para otimizar a produção. “Essa somatória de controle possibilita reduzir de 20 a 30% o custo de ração”, disseManuel, que também participou de um almoço à base de peixe.

O prefeito Leomar Listoni destacou que o município estuda uma parceria, por meio de um convênio, para fomentar o desenvolvimento da produção nas propriedades. A intenção da administração municipal é ampliar a cadeia produtiva e aumentar a renda dos produtores, já que condições favoráveis para a implementação da atividade foram encontradas em várias propriedades.