You are currently viewing belardo Luz faz blitz de trânsito para incentivar população a denunciar casos de abuso e exploração sexual infantil

belardo Luz faz blitz de trânsito para incentivar população a denunciar casos de abuso e exploração sexual infantil

Em alusão ao dia 18 de Maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes, foi realizada, na manhã desta sexta-feira (17), uma blitz de trânsito da Campanha “Faça Bonito – Projeta Nossa Crianças e Adolescentes”, no Centro de Abelardo Luz. A ação tem como objetivo incentivar a população a denunciar situações de exploração e violência sexual infanto-juvenil no município, onde são registrados pelos menos dois casos por mês.

A programação foi concentrada na avenida Getúlio Vargas e foi desenvolvida por servidores do Centro Especializado da Assistência Social (CREAS), com o apoio da Secretaria Municipal de Assistência Social, do Conselho Tutelar e do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente (CMDCA).

A mobilização contou com a participação de crianças e adolescentes atendidas pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) e outros voluntários, que distribuíram planfletos, enfeites de cuia temáticos do simbolo da campanha e colocaram cartazes nas instituições públicas e no comércio da cidade.

A secretária de Assistência Social, Rosane Gusso, ressaltou a importância da participação dos moradores na campanha. Segundo ela, qualquer cidadão ao perceber uma situação de exploração sexual envolvendo crianças ou adolescentes deve imediadamente acionar e denunciar aos órgãos de proteção ou se preferir fazer de forma anônima pelo Disque 100.

“Nossa equipe veio hoje toda pra rua fazer essa conscientização junto à população. Essa mobilização vai continuar nos próximos dias porque sabemos que tem muitos casos registrados aqui no nosso município e muitos outros que não são denunciados. É uma preocupação muito grande porque a nossa região da AMAI foi apontada com um dos índices mais altos de ocorrências. Aqui em Abelardo Luz temos uma equipe técnica trabalhando com palestras nas escolas, fazendo esse trabalho para alertar sobre esse sério problema. Hoje foi um dia de parada para se mobilizar e pensar em nossas crianças que estão sendo vítimas de abusos, os quais infelizmente muitos deles acontecem muitas vezes até dentro das próprias casas das crianças”, salientou Rosane.

ONDE DENUNCIAR

Conselho Tutelar
Polícia Militar
Polícia Civil 
CREAS 
DISQUE DENÚNCIA 100