Coordenadores das regionais de Xanxerê e Chapecó trabalham o sistema S2ID
Defesa Civil de Santa Catarina, através dos Coordenadores Regionais de Xanxerê, Luciano Peri, e de Chapecó, Clair Bazi, realiza capacitação aos Coordenadores Municipais de Defesa Civil e agentes da área, sobre o Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2ID), do Governo Federal.
O sistema é utilizado pelos municípios para cadastros e encaminhamentos de homologação e reconhecimento de situações de emergência ou calamidade pública.
A capacitação de dois dias, reuniu coordenadores da Defesa Civil de 36 municípios que englobam as regionais de Xanxerê e Chapecó, no auditório da Associação dos Municípios do Alto Irani (AMAI). No primeiro encontro, segunda-feira (15), foi abordado questões referentes ao acesso ao sistema e alimentação das informações básicas, através do Formulário de Informações e Desastres (FIDE), Declaração Municipal de Atuação Emergencial (DMATE) e outros documentos necessários para os processos. Já na terça-feira (16) os coordenadores aprofundaram na questão de solicitação de recursos para resposta e reconstrução.
“O sistema já é utilizado, mas agora com novas ferramentas, por isso estamos atualizando as informações e capacitando sobre os meandros a serem seguidos, documentações e condicionantes para encaminhamento e aprovação das solicitações. A capacitação permite que os municípios entendam as minúcias do processo, para que as solicitações sejam mais ágeis e facilitadas para inserção das informações”, explica Peri.
Para o coordenador da Defesa Civil de Chapecó, Clair Bazi o trabalho em conjunto das regionais possibilita melhor atendimento e reação em casos de desastres.
“A Defesa Civil do Estado é dividida em regiões, cada coordenador regional atende a um número de municípios, divididos em associações. Porém na hora de um evento climático, nos auxiliamos, o mesmo acontece na capacitação, reunimos as regionais para que todos se comuniquem da mesma forma, assim, em casos de ausência de um, o outro auxiliará o município no mesmo nível de qualidade, finaliza Bazi.