Projeto aborda a bacia hídrica do Alto Irani
Debater a questão ambiental e hídrica da bacia do Alto Irani, analisando a água como um direito social, humano e público, este é o foco da pesquisa científica coordenado pela professora do Instituto Federal de Santa Catarina – Campus Xanxerê, Ligia Eras. O estudo iniciado em agosto de 2018 é acompanhado por três bolsistas do Instituto, que realizam curso técnico, Ana Julia Giacomeli, Gabrieli Speroto de Souza e Jaqueline Moreira Imbes.
Após a pesquisa bibliográfica, o grupo agora segue para levantamento em campo, com busca de dados. Para isso visitaram a Associação dos Municípios do Alto Irani (AMAI) que forneceu, através da secretária executiva, Ingrid Piovesan, informações sobre a bacia regional, com dados e mapa hídrico.
“Estamos debatendo a questão ambiental e hídrica, da água como um direito social, humano e público e de que maneira está sendo utilizada, se de modo sustentável ou não, na nossa região. Tivemos uma primeira etapa com levantamento bibliográfico, em que trabalhamos com a sociologia pública e do meio ambiente. Agora seguimos ao trabalho de campo, com entrevista, coleta de dados, assim como na AMAI, que possui um levantamento e conteúdo muito relevante sobre a região”, comenta Ligia.
Para a bolsista Jaqueline Moreira Imbes, a iniciação científica é uma oportunidade de crescimento pessoal e no âmbito educacional, pois acompanham todo desenvolvimento do projeto.
“É muito bom, pois aprendemos muita coisa, que talvez se estivesse no ensino médio comum, não tivesse essa oportunidade”, pontua Jaqueline.