Empresa confirmou investimentos por meio de ofício encaminhado ao setor jurídico da administração municipal
A Celesc pretende promover investimentos nas redes de energia elétrica e melhorar a distribuição aos consumidores do município de Passos Maia. As medidas foram anunciadas pela empresa por meio de um ofício encaminhado recentemente ao setor jurídico da administração municipal.
Ainda no final de fevereiro, uma reunião entre dezenas de moradores tratou sobre as quedas de energia elétrica em todo o município. Na ocasião, a administração encaminhou um ofício coletivo à Celesc, assinado por vários moradores, pedindo providências.
Em resposta, a empresa justifica a frequência das quedas de luz, especialmente nos últimos meses, afirmando que aproximadamente 70% das ocorrências não têm relação com a qualidade das redes. “São causadas por contato de animais nas redes, contato de árvores nativas e, na maioria das vezes, árvores de reflorestamento”, diz trecho do ofício, associando também parte do problema ao maior número de tempestades e descargas atmosféricas neste ano.
Melhorias
Sobre as medidas, a Celesc informa que o quadro de eletricistas para atender a região já foi ampliado em setembro de 2018, passando de três para oito profissionais. Uma obra de deslocamento da rede que atualmente passa por dentro do Parque Nacional das Araucárias também está prevista. Segundo a Celesc, os fios serão reinstalados nas margens da estrada principal no Assentamento Conquista do Horizonte.
“A parte deslocada da rede será construída com condutores protegidos, que evitam o desligamento por toques intermitentes de vegetação e animais. Essa obra entrou no programa de obras em 2018 e se encontra atualmente em processo de licitação, com previsão de conclusão até novembro de 2019”, diz a Celesc.
Outra ação anunciada é o reforço das equipes de roçada e poda de árvores nas faixas de segurança das redes, com a disponibilização de uma equipe dedicada para a região de Passos Maia a partir de junho. “Essa equipe fará a limpeza das redes no período de inverno, de forma a minimizar os impactos, caso ocorram novamente temporais no próximo verão”.
A instalação de chaves eletrônicas (religadores monofásicos) em alguns ramais também está na lista de medidas para as regiões dos Assentamentos União do Oeste, Conquista do Horizonte e Linha Indumel. “Essa melhoria será concluída até agosto deste ano”, garante a Celesc.
Projeto para 2020
Ainda no ofício, a empresa confirma uma obra de mais valor para 2020, com a ampliação da capacidade de percurso dos troncos que alimentam quatro municípios da região — Passos Maia, Ponte Serrada, Vargeão e Faxinal dos Guedes. “Esse reforço permitirá a ligação em anel das redes que atendem essas cidades, de forma a promover recursividade no sistema”.
Segundo a Celesc, a obra pretende garantir o fornecimento de energia mesmo em caso de rompimento da rede. “Sinteticamente falando, após a conclusão da obra, o fluxo de potência poderá ser direcionado de ambos os lados dessas cidades, de forma a recompor o fornecimento em caso de estragos na rede. Dessa forma, quando a rede cair em um lado da cidade, apenas isola-se o problema rapidamente, via comando remoto, e alimenta a cidade pelo outro lado”, explica a Celesc.
Jhonatan Coppini – Ascom Passos Maia