Reunião com o governador do estado discutiu infraestrutura e unificação dos mandatos eleitorais
O vice-presidente da Associação dos Municípios do Alto Irani (AMAI) e prefeito de Ouro Verde, Amélio Remor Junior e a secretária executiva da Associação, Ingrid Piovan participaram durante o dia de hoje (4) em Florianópolis de reunião com o Governador do Estado Carlos Moisés. O encontro reuniu as 21 associações do Estado e abordou assuntos como a unificação dos mandatos eleitorais e infraestrutura das rodovias estaduais.
A proposta de unificação é do deputado Peninha e pretende excluir as eleições a cada dois anos. Segundo levantamento feito pelo Senado Federal, a campanha de 2018 custou aos cofres públicos aproximadamente R$890 milhões e segundo o deputado, durante período eleitoral as obras param, projetos ficam congelados, além de tornar o processo em apenas uma vez, mais barato aos cofres públicos.
Foi apresentada também aos prefeitos as regras e prazos para solicitação de recursos via Badesc em que os municípios tem até o final do mês para solicitar.
O debate principal e que mobilizou todo estado está em torno da infraestrutura das rodovias estaduais, sejam pavimentadas ou não. Todos os prefeitos apresentaram suas realidades e situações nos municípios.
A região AMAI possui extensão territorial de mais de 2.300km, grande parte de estradas vicinais não asfaltadas, o que gera grande demanda de manutenção de maquinário. Diante disso, o pedido foi de que o Governo do Estado, por meio de convênio mensal custeie a manutenção das máquinas municipais.
Segundo o governador, o Estado pretende descentralizar ao máximo os serviços para dar agilidade e economicidade aos cofres públicos, para isso prevalecerá o modelo de consórcios, em que são delegadas competências as associações que executarão os serviços mediante ressarcimento.
Segundo a secretária executiva da AMAI, o assunto será debatido com os prefeitos na próxima assembleia. Na reunião também já ficou definida a data para a próxima reunião com o governador, dia 09 de maio.