Projeto será desenvolvido ao longo do ano com alunos da Escola Nossa Senhora Aparecida
Uma turma de 35 alunos da Escola Nossa Senhora Aparecida vai participar ao longo do ano do Programa de Formação de Protetores Ambientais. A unidade municipal de ensino, no Assentamento Zumbi dos Palmares, interior de Passos Maia, foi selecionada pela proximidade com o Parque Nacional das Araucárias.
Na última segunda-feira, dia 11, uma reunião de lançamento do projeto envolveu alunos e pais na própria instituição de ensino. Cada um dos 35 estudantes selecionados conquistou a vaga por meio de um provão realizado na escola.
Com aulas ministradas por uma equipe de professores da Polícia Militar Ambiental de Concórdia, o curso terá de 180 a 200 horas de duração. As atividades práticas e teóricas vão acontecer todas as quintas-feiras pela manhã, no contraturno escolar. Uma formatura está prevista para o final do ano.
A secretária de Educação de Passos Maia, Juliana Canônica Tirelli, aponta que o município já vinha planejando a implantação do projeto desde o ano passado. Cada participante receberá o material necessário para as atividades. “Os alunos vão ganhar uniforme, bota, moletom, todo o material gratuito”, informa.
A aula inaugural nesta semana foi conduzida pelo subtenente Ivan Carlos Rex Batista e o sargento Luiz Carlos Chaves, ambos da Polícia Militar Ambiental de Concórdia. “O objetivo é capacitar jovens de 12 a 14 anos para o atendimento das demandas da preservação ambiental da localidade onde vivem e da região”, resumiram.
O projeto também é desenvolvido em parceria com o Ministério Público Federal, que repassa recursos para o desenvolvimento das atividades. A administração municipal de Passos Maia ainda apoia com o transporte dos alunos, alimentação e fornecimento do espaço escolar.
Jhonanatan Coppini – Ascom Passos Maia