Quando se fala dos 40 anos de fundação da Associação dos Municípios do Alto Irani, impossível não destacar os nove prefeitos que tornaram realidade a AMAI. Entre eles, Leoclides Bigolin, na época, prefeito de São Domingos.
Leoclides mora em Tangará da Serra e veio com a esposa Ines para participar do cerimonial de homenagem aos 40 anos da AMAI, que segundo ele, proporcionou um misto de alegria e saudade.
“Fico emocionado. Realmente são duas sensações, uma de alegria e outra de emoção pela saudade dos prefeitos que participaram. Vocês não imaginam a união que tínhamos para buscar esta microrregião. Nossas reuniões da associações eram sempre defendendo os interesses dos municípios pequenos. Não tínhamos engenheiros, arquitetos, éramos do interior, todos os municípios que compunham a região, com exceção de Xanxerê, não tinham nada e a associação serviu para alavancar o crescimento de toda microrregião”, comenta.
Leoclides conta que a união dos prefeitos, independentemente de partidos, e apoio dos vereadores foi essencial para a aprovação do então governador de Santa Catarina Antônio Carlos Konder Reis, em criar a AMAI em 1978.
“O jeito para tentar integrar nossa microrregião ao Estado foi nos unir e fazermos fortes, para somar mais eleitores, mais população e comover o Governo do Estado e graças a Deus o governador Konder Reis se comoveu e criou a nossa AMAI. Isso foi um grande passo para o progresso e desenvolvimento para Xanxerê e toda Microrregião”, lembra.
Carentes de estrutura, os municípios, segundo Leoclides não possuíam água encanada e luz. As idas à Florianópolis precisavam ser por Curitiba. A BR-282 e SC-480, esta que liga Xanxerê a São Domingos, eram precárias e de chão batido. Muitos acessos eram somente a pé e não havia linha de ônibus. A criação da AMAI possibilitou uma mudança de cenário e da sala de sessões da Associação, os avanços foram aparecendo e desenvolvendo a região.
“Graças a criação da AMAI, veio o Hospital Regional, Agencia de INSS, Delegacia Regional e tantas outras coisas que não tínhamos aqui e precisávamos buscar em Florianópolis. Mas nós também devemos pensar nos pioneiros que vieram para a região a pé e a cavalo. Vocês jovens não imaginam as dificuldades que tínhamos naquela época e hoje é um céu aberto de possibilidades”, finaliza.
HISTÓRICO
Leoclides foi prefeito por duas vezes em São Domingos/SC (1977-1982 e 1989-1992), foi Presidente por dois mandatos da Associação dos Municípios do Alto Irani – AMAI – 1982 e 1989 sendo um dos fundadores da Associação, foi também membro da Diretoria da Federação Catarinense de Municípios em 1980. Recebeu homenagens do governador de SC, Jorge Konder Bornhausen, em reconhecimento dos relevantes trabalhos no desenvolvimento de SC em 1979. Da Prefeitura Municipal de Xanxerê pela participação na constituição da 1ª festa Estadual do Milho. Em 2003 recebeu Jubileu de Prata da AMAI, pelos 25 anos da Associação, e agora em 2019, na cerimônia de homenagem aos 40 anos da AMAI, recebeu a Comenda do Mérito municipalista.