You are currently viewing Mulheres na política, uma conquista de espaço

Mulheres na política, uma conquista de espaço

Eliéze Comachio é a primeira mulher a presidir a AMAI em 40 anos de história. Junto a ela, outras mulheres se destacam na política regional. 

A conquista de direitos femininos é algo cada vez mais claro, mas que ainda enfrenta diversos obstáculos e desafios. Quando nos reportamos a política, esses entraves são alavancados e mesmo ao longo dos 73 anos, desde a conquista total do voto e candidatura feminina, o número de representantes ainda é baixo.

Nas eleições de 2014, último dado lançado no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), dos 1.035 cargos para deputado estadual, apenas 11% foi preenchido por mulheres. O número reduz ainda mais em relação ao cargo federal, com apenas 9,94% das vagas sendo ocupadas por mulheres. A porcentagem sobe para senador em que 18,5% das 27 vagas foram ocupadas pelo sexo feminino.

Em 2019 apenas uma mulher assume como governadora no País, coincidentemente ou não, no estado do Rio Grande do Norte, primeiro Estado a reconhecer e eleger uma prefeita mulher. 

Quando nos reportamos a região, a força da mulher se consolida já nos anos 90, quando em 1997 Clarice Rodigheri Schneider, inicia sua trajetória política no recém criado, município de Bom Jesus, onde foi por duas vezes vice-prefeita até que em 2005 assume o cargo como a primeira prefeita eleita na região AMAI, tornando-se também a mulher com maior número de mandatos conquistados.

Atualmente, dos 14 municípios que compõe a Associação dos Municípios do Alto Irani (AMAI), dois são regidos por mulheres (14,24%). Ipuaçu e São Domingos, este último que tem como prefeita a nova presidente da AMAI, Eliéze Comachio.

 

ELIÉZE COMACHIO É A PRIMEIRA MULHER A PRESIDIR A AMAI

Gestora na rede de saúde por muitos anos, Eliéze ingressou na vida pública como Secretária de Saúde em 2009 ao convite do ex-prefeito Alcimar Oliveira. Na pasta adquiriu experiência como gestora e em 2016 foi eleita prefeita de São Domingos.

“Durante praticamente mais da metade da vida cuidei de pessoas na área da saúde. Em 2009 assumi a Secretaria de Saúde de São Domingos. Desde então, apesar de estar à frente de uma pasta tão difícil que mexe com esse dom precioso que é a saúde, fui me construindo também como liderança política”.

Segundo Eliéze, foi a convivência com mulheres da gestão pública que incentivou e gerou a possibilidade de se tornar a primeira mulher prefeita em 56 anos de emancipação do município. Em 2018, apenas 23 mulheres foram eleitas prefeitas no Estado.

“Já avançamos muito, inclusive tendo a primeira mulher presidente do Brasil. Isso nos empoderou mais ainda. Avançamos muito, seja na área da agricultura que vem construindo lideranças, nos espaços de poder, comerciante, professora, dona de casa, empreendedora, mas também a mulher como mulher dentro da política”.

A conquista de espaço, vem se destacando na história, mas junto às vitórias, há um caminho de muito trabalho e de prova de competência constante. “Enquanto mulher presente na sociedade, não queremos dividir espaço com homens e sim ter espaços igualitários de oportunidades e justos na questão salarial e de direitos e isso conquistamos com a participação das mulheres nas rodas de conversas e tomada de decisões”.

Eliéze assume a gestão 2019/2020 da AMAI como a primeira presidente mulher em seus 40 anos de fundação.

“Ser a primeira presidente é um desafio ainda maior é a possibilidade de assim como em meu município, fazer história aqui na Associação, com trabalho digno de nós mulheres, forte e que nos dê ainda mais reconhecimento levando as demandas dos 14 municípios para serem discutidas em outras estâncias de governanças”.

Para as mulheres, Eliéze indica coragem, concepção na defesa dos projetos e ainda amor e sensibilidade para aliar as decisões e ganho de espaço.

“Podemos enquanto mulher, contribuir muito para a construção da sociedade e dos municípios com nossa visão, desejos, sensibilidades, sem ter medo de assumir novos desafios, pois sabemos que enquanto mulher temos igual capacidade aos homens para ajudar e assumir qualquer espaço de poder. Porque a mulher pode ser o que ela quiser”, finaliza. (ASSCOM AMAI)

CONFIRA A RELAÇÃO DE PREFEITAS E VICE-PREFEITAS ELEITAS NA AMAI

ABELARDO LUZ

Vice-Prefeita: Marlene Agheta Piccinin – Gestão 2013/2016.

BOM JESUS

Vice prefeita: Clarice Rodigheri Schneider – Gestões 1997/ 2000 e 2001/2004

PREFEITA: Clarice Rodigheri Schneider na gestão 2005/2008

FAXINAL DOS GUEDES

Vice-Prefeita Maritania Antonia Rosa da Silva Sandi – Gestão 2017/2020.

IPUAÇU

Prefeita Clori Peroza – Gestão 2017/2020.

OURO VERDE

Prefeita Rosane Minetto Selig – Gestão 2013/ 2016.

PASSOS MAIA

Vice-Prefeita Rosani Fátima Falchetti – Gestão 1997/2000.

Vice-Prefeita Adiles Joana Marini – Gestão 2001/2004.

PONTE SERRADA

Vice-Prefeita: Fernanda Paglia – Gestão 2017/2020.

SÃO DOMINGOS

PREFEITA: Eliéze Comachio – Gestão 2017/2020.