A Secretaria de Educação de Abelardo Luz em parceria com o SEBRAE/SC iniciou a capacitação dos professores da Rede Municipal de Ensino para atuar junto ao Projeto Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP). A atividade faz parte das ações do Programa Cidade Empreendedora que está em implantação no município para fomentar o desenvolvimento local.
A abertura da aula inaugural aconteceu, na manhã desta segunda-feira (4), no Centro de Convivência do Idoso do Parque de Exposições, com a presença do prefeito Wilamir Cavassini, professores, secretários municipais e outras autoridades convidadas.
O curso tem como objetivo disseminar a cultura empreendedora no ambiente escolar e incentivar a prática do empreendedorismo entre as crianças e adolescentes do 1º ao 9º Ano do Ensino Fundamental. O treinamento será aplicado de 4 a 8 de fevereiro pela equipe de consultores do Sebrae/SC, sendo nos dias 4, 5 e 6 de fevereiro para os professores das Séries Iniciais e nos dias 7 e 8 de fevereiro para os professores dos Anos Finais.
“É o início de um projeto grandioso e desafiador para Abelardo Luz e também para a Educação do nosso município que busca despertar o empreendedorismo nos jovens, principalmente aqueles em risco de vulnerabilidade como forma de tornar-se uma estratégia de inclusão social. Estaremos aplicando o projeto para 1.927 alunos do 1º ao 9º ano, com mais de 150 professores envolvidos. Serão cerca de 6 mil pessoas envolvidas entre alunos, professores, pais e as demais pessoas que fazem parte da vida do aluno”, enfatizou a secretária de Educação Eliane Cantele.
Educação Empreendedora
O treinamento está sendo ministrado pela consultora do SEBRAE/SC Odilene Oselame, que durante a abertura da capacitação destacou sobre os desafios de abordar a temática do empreendedorismo dentro do ambiente escolar.
“Em uma cidade empreendedora nós precisamos de alunos que empreendam, professores que empreendam, de famílias e funcionários quem empreendam num conjunto. Só o prefeito empreender não dá certo. Só a secretária empreender ou diretor da escola também não dá certo. São forças isoladas, porém quando unidos aí sim há um contexto para se ir mais longe e alcançar melhores resultados”, salientou.
De acordo com Odilene, o Sebrae tem levado o debate em torno do empreendedorismo para mais de 40 municípios nos últimos cinco anos. “Empreendedorismo não é só falar em comércio, compra e venda. Empreender tem a ver com sonhos, ideias, fazer, agir e muitas vezes sair da zona de conforto. Em 2018, 18 mil alunos foram formados no projeto. Junto com o conteúdo da escola, o JEPP trabalha paralelo às disciplinas, focando e dando alternativas para o aluno possa ter novas visões e aprimorando mais conhecimento e até mesmo se desafiando”, complementou.
O prefeito Wilamir Cavassini disse que o empreendedorismo é uma semente de desenvolvimento para o futuro que precisa ser plantada em cada cidadão. “Se nós temos a melhor semente de soja, com o melhor vigor, devemos plantar a semente do empreendedorismo começando por nossos jovens. Não tenho dúvida que a partir dai vão surgir novos e grandes empreendedores. Hoje o mercado de trabalho é muito disputado e com a capacitação estes jovens vão poder levar esse conhecimento para sua vida profissional e também para sua casa ajudando sua família a empreender”, frisou o prefeito.
Marcio Magendanz – Ascom Abelardo Luz