Mais de 300 lideranças se encontram para reviver a história e comemorar conquistas
Em 06 de Outubro de 1978 prefeitos de oito municípios e lideranças locais se reuniram e fundaram, após diversas conversas e tratativas, a Associação Dos Municípios do Alto Irani (AMAI) por decreto do Governador do Estado Antônio Carlos Konder Reis. As reuniões ocorriam inicialmente na Câmara de Vereadores de Xanxerê e no ano seguinte, em 1979, tornaram-se itinerantes, passando pelos municípios associados.
Nesses 40 anos, muitas conquistas se concretizaram, decisões importantes foram levadas para discussão em reuniões. Todo desenvolvimento estrutural, tecnológico e de pessoal era apresentado na sala de reuniões da AMAI, discutido e encaminhado para execução nos municípios, impulsionando o desenvolvimento de toda região. Neste tempo, foram criados os municípios de Marema, Bom Jesus, Lajeado Grande, Entre Rios, Ipuaçu, Ouro Verde e Passos Maia.
A AMAI funciona como uma ponte entre sociedade, prefeitos e Estado, é o local onde as necessidades e pleitos da comunidade e administrações são apresentadas e levadas à frente, buscando soluções para melhor qualidade de vida regional.
Para comemorar a união e cooperativismo municipal uma grande evento que será realizado no dia 08 de fevereiro, às 19h30, no Centro de Cultura e Eventos César Avelino Bragagnolo, em Faxinal dos Guedes. Na data participarão mais de 300 convidados, entre ex-presidentes da AMAI, lideranças nacionais e regionais. O cerimonial será voltado a apresentação da história da AMAI, com entrega de comendas aos homenageados, posse da diretoria executiva de 2019 e coquetel. São parceiros e patrocinadores da festa as empresas Betha, Continental, Cresol e Sicoob Valcredi Sul.
Para o presidente da Associação Adilson Barella que passa o mandato para Eliéze Comachio, prefeita de São Domingos, na festa de 40 anos, a AMAI tem papel fundamental no desenvolvimento da região.
– A Associação é a força do Associativismo, da disposição dos prefeitos e lideranças que juntos buscam soluções para o desenvolvimento de toda região. Muitas conquistas foram registradas nestes 40 anos de história, desde pleitos políticos até realização de obras e tenho total certeza que os benefícios serão cada vez maiores com a união da região – comenta Barella.
FUNDADORES
Foi através dos fundadores e prefeitos Rovilho Bortoluzzi de Xanxerê, Santo Valentino Mattiello de Xaxim, Arno de Andrade do município de Abelardo Luz, Orestes de Bortoli Faita de Faxinal dos Guedes, Henrique Zílio de Galvão, Leoclides Bigolin de São Domingos, Albino Tiecher do município de Vargeão, Constanso Anselmo Demarco de Ponte Serrada e José Gaida Filho de Xavantina, que a AMAI iniciou sua história e representatividade da região.
CURIOSIDADES E CONQUISTAS DA AMAI PARA A REGIÃO
– A AMAI solicitou funcionamento em Xanxerê, de uma unidade do INPS.
– Trabalhou para instalação da Companhia de Policia Militar de Xanxerê.
– Foi palco de toda tratativa para o início das atividade da antiga FEMAI, hoje UNOESC.
– Participou da vinda do SENAI.
– Instalação da agência dos Correios foi solicitada pela AMAI.
– Avanços tecnológicos, desde o telegrafo, faz, telefone, bandas de internet e transmissão televisiva foram apresentados primeiramente na Associação.
– Milhões de reais foram economizados pelos municípios, através da elaboração de projetos pela Amai. O primeiro deles foi o ginásio de esportes de Vargeão na década de 80.
– Atendimento de emergência do Hospital Regional São Paulo foi pleiteado pelos prefeitos em sessões da AMAI.
– Portais dos municípios foram desenvolvidos pela AMAI que também foi a primeira Associação do estado a ter aplicativo para celular.
Ascom AMAI