O ano começou com reformas no Ceim Portinha do Futuro (Centro de Educação Infantil Municipal). A estrutura, inaugurada em setembro de 2015, apresenta sérios problemas, a maioria provocados por falhas na execução da obra. A estimativa da Prefeitura é concluir as melhorias, antes do início do ano letivo.
A Engenheira Civil da Prefeitura de Marema, Jaina Ceratto, explica que a decisão por realizar uma profunda reforma no prédio, foi adotada depois que o FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – órgão ligado ao Ministério da Educação), apontou diversas inconformidades. “A maioria dos problemas estão relacionados aos serviços prestados em desconformidade com o projeto original. O FNDE forneceu a parte financeira para a construção da obra e a parte técnica em relação aos projetos, mas faltou fiscalização por parte do município,” explica Jaina.
Dentre os problemas verificados, estão ajustes nas instalações elétricas, de gás e de internet, aplicação de revestimento cerâmico e falta de uma adequada impermeabilização das calhas, “que é o principal problema, ” afirma a Engenheira. “É uma obra nova e é triste ver a situação que está, ainda mais, sabendo que foi por descaso. A falta de impermeabilização adequada das calhas e telhados (que representa um valor pequeno perto do total de uma obra), provocou infiltrações que estão deteriorando a pintura e o revestimento dos ambientes. Precisamos agir para que estas infiltrações não venham a provocar problemas na estrutura. O prédio transmite um péssimo aspecto visual, causando desconforto e a ideia de perigo para alunos e profissionais que atuam no local, ” avalia a profissional.
A estimativa inicial da Prefeitura de Marema, é investir R$ 30 mil nas reformas e melhorias do Ceim. Em uma segunda etapa, a intenção é investir em muros e nova pintura. “Estamos agilizando os trabalhos para que a reforma possa ser concluída até fevereiro, ou antes do início do ano letivo, ” informa.
Assessoria de Imprensa