O prefeito de Abelardo Luz, Wilamir Cavassini, esteve reunido na manhã desta terça-feira (18), com representantes da Caixa Econômica Federal e da Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário, em Brasília, para tentar novamente reverter a decisão que pede a devolução de recursos do Convênio nº 724026/2009, que tem como objeto a implementação da unidade de processamento do couro de peixes, junto ao Frigorífico de Peixes localizado às margens SC-155, em Abelardo Luz.
O referido convênio de repasse dos recursos foi assinado em 30 de dezembro de 2009. Prestes a completar nove anos em vigência, a unidade de processamento do couro de peixe, que chegou a ser construída próxima do então frigorifico que também está desativado, nunca entrou em efetivo funcionamento.
Pelo fato de não ter dado finalidade ao objeto, o município de Abelardo Luz terá que devolver o valor global do convênio que é de R$ 162.548,67, mais os juros e multas. Do total R$ 153.603,00 é recurso da esfera federal e o restante recursos próprios do município.
“Como não temos como dar finalidade ao objeto deste convênio e ao Frigorífico, a situação que foi nos colocada é de que teremos que fazer a devolução dos recursos corrigidos. Não tem como perdoar os juros e multas. Essa decisão será anunciada até sexta-feira junto com o nosso setor financeiro. A situação que foi nos apresentada é devolver os recursos e encerrar o convênio”, afirmou o prefeito que cumpre agenda de compromissos nesta semana na Capital Federal.
Márcio Magedanz – Ascom Abelardo Luz