O Grupo Danser do Centro Municipal de Cultura “Marlene Agheta Piccinin” participou de 30 de novembro a 2 de dezembro, da 3ª Mostra Coreográfica de Dança de Chapecó, a maior mostra de dança não competitiva da região Oeste de Santa Catarina. O evento aconteceu no Teatro Municipal do Centro de Cultura e Eventos “Plinio Arlindo de Nes” e contou com a presença de centenas de bailarinos, professores e profissionais do mundo da dança.
De acordo com o professor e coreógrafo, Claudemir Rodrigues, as bailarinas abelardenses apresentaram duas coreografias, uma intitulada “Kamballa, na categoria Jazz; e a outra chamada “Anímico”, na categoria dança contemporânea.
“Anímico é o termo utilizado para caracterizar atributos da alma, como a saudade, medo, tristeza, alegria. Kamballa é um nome aborigene comumente dado às jovens moças das tribos”, explicou Claudemir sobre a representatividade e significados das coreografias.
Segundo Claudemir, a Mostra Coreográfica de Chapecó acontece anualmente durante três dias e inclui mostra avaliada por jurados de nome internacional e cursos de capacitação com os jurados. As coreografias de destaque, com melhor avaliação dos jurados, são indicadas para participar do Prêmio Desterro (Festival Internacional de Dança de Florianópolis”.
Este foi o terceiro ano consecutivo que o grupo de Abelardo Luz participa da Mostra Coreográfica de Dança de Chapecó. Em 2016 e 2017, nas duas primeiras participações, foi escolhido como melhor coreografia sendo então indicado pelos jurados para concorrer ao Prêmio Desterro nos anos subsequentes 2017 e 2018.
“Esse ano não classificamos para Desterro. Apesar disso nossa participação foi extremamente elogiada, tanto pelo público quanto pelos jurados. Acredito que esse é o principal objetivo a ser alcançado; tocar as pessoas com nossa arte”, comentou o professor.
O Grupo DanSer de Abelardo Luz é formado por alunas com idade entre 10 a 16 anos que se encontram pelo menos quatro vezes por semana para fazer os ensaios no Centro Municipal de Cultura “Marlene Agheta Piccinin”.
Ascom Abelardo Luz