You are currently viewing Grupo Danser de Abelardo Luz participa da 3ª Mostra Coreográfica de Dança de Chapecó

Grupo Danser de Abelardo Luz participa da 3ª Mostra Coreográfica de Dança de Chapecó

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

O Grupo Danser do Centro Municipal de Cultura “Marlene Agheta Piccinin” participou de 30 de novembro a 2 de dezembro, da 3ª Mostra Coreográfica de Dança de Chapecó, a maior mostra de dança não competitiva da região Oeste de Santa Catarina. O evento aconteceu no Teatro Municipal do Centro de Cultura e Eventos “Plinio Arlindo de Nes” e contou com a presença de centenas de bailarinos, professores e profissionais do mundo da dança.

De acordo com o professor e coreógrafo, Claudemir Rodrigues, as bailarinas abelardenses apresentaram duas coreografias, uma intitulada “Kamballa, na categoria Jazz; e a outra chamada “Anímico”, na categoria dança contemporânea.

“Anímico é o termo utilizado para caracterizar atributos da alma, como a saudade, medo, tristeza, alegria. Kamballa é um nome aborigene comumente dado às jovens moças das tribos”, explicou Claudemir sobre a representatividade e significados das coreografias.

Segundo Claudemir, a Mostra Coreográfica de Chapecó acontece anualmente durante três dias e inclui mostra avaliada por jurados de nome internacional e cursos de capacitação com os jurados. As coreografias de destaque, com melhor avaliação dos jurados, são indicadas para participar do Prêmio Desterro (Festival Internacional de Dança de Florianópolis”.

Este foi o terceiro ano consecutivo que o grupo de Abelardo Luz participa da Mostra Coreográfica de Dança de Chapecó. Em 2016 e 2017, nas duas primeiras participações, foi escolhido como melhor coreografia sendo então indicado pelos jurados para concorrer ao Prêmio Desterro nos anos subsequentes 2017 e 2018.

“Esse ano não classificamos para Desterro. Apesar disso nossa participação foi extremamente elogiada, tanto pelo público quanto pelos jurados. Acredito que esse é o principal objetivo a ser alcançado; tocar as pessoas com nossa arte”, comentou o professor.

O Grupo DanSer de Abelardo Luz é formado por alunas com idade entre 10 a 16 anos que se encontram pelo menos quatro vezes por semana para fazer os ensaios no Centro Municipal de Cultura “Marlene Agheta Piccinin”.

Ascom Abelardo Luz