Comunidade local e pessoas ligadas ao setor cultural estiveram reunidas na noite da última quinta-feira (22), no Centro de Convivência do Idoso de Ponte Serrada quando participaram da programação do Fórum Municipal de Cultura. A iniciativa teve o apoio da Administração Municipal e também da Secretaria de Educação, que demonstram um olhar sensível a cultura do município para a implementação do Plano Municipal de Cultura, e com isso dando um passo largo para o Desenvolvimento Cultural de Ponte Serrada.
A programação foi marcada por debates sobre a cultura local e definição de propostas em algumas áreas como Dança, Teatro, Leitura, Música; Artes Plásticas e Visuais e Cultura Popular. Os grupos ainda avaliaram as ações atuais e definiram prioridades, sempre de forma democrática e colaborativa para o desenvolvimento do setor. O evento iniciou por volta das 18h30com o credenciamento; após se deu a abertura oficial com a composição da mesa de honra e pronunciamentos. Na sequência a programação seguiu com apresentação culturais com o Coral Shalon e com os alunos de gaita e violão da Escola de Artes. Logo após teve apresentação do Mapeamento Cultural pelo diretor de cultura Emerson do Rosário. Em seguida o evento foi conduzido pela professora Roselaine Vinhas aberta a discussões; apresentação e aprovação do documento referência.
Além da comunidade local estiveram participando na composição da mesa de honra, o sargento da polícia militar, Moacir Antônio Acunha, a secretária de educação, Andressa Caleffi Tamanho, o diretor de cultura, Emerson e a professora Rosilaine Vinha que palestrou e coordenou os trabalhos da noite.
Ao final do evento, foi escolhida uma comissão provisória que proporá as diretrizes do Fórum para a Elaboração do Plano Municipal de Cultura, composta por cinco membros; Neomi Barbiero Sturmer, Nataniele Barreto Burgel, Jeferson Rubens Coppini e Daniel Mayer.
“O evento foi um momento muito importante para alinhar um planejamento estratégico com enfoque a um plano maior, com metas adequadas a realidade do município. Por isso agradecemos a cada um que dedicou o seu tempo para discutir políticas públicas com a gente. Sem dúvidas com persistência e trabalho chegaremos a resultados positivos para com a cultura do nosso município”, finalizou o diretor Emerson.
Ascom Ponte Serrada