As duas médicas cubanas Yolaidis Bisset e Maybileybis Lara que atuavam em Abelardo Luz pelo Programa Mais Médicos receberam, na tarde desta quinta-feira (22), uma homenagem do Governo Municipal. As profissionais foram afastadas das atividades por conta da decisão do Governo de Cuba de interromper sua participação no programa.
A médica Yolaidis Bisset está em Abelardo Luz há cerca de cinco anos e foi uma das primeiras a trabalhar no município no âmbito do Programa Mais Médicos. Em tom de despedida e muito emocionada, ela agradeceu a todos os pacientes das comunidades por onde passou como do Assentamento José Maria, Bairro São João Maria, Alvorada, Vila Araçá e Bairro Aparecida.
“Nesses quase cinco anos que eu fiquei aqui em Abelardo Luz só tenho a agradecer tanto aos pacientes como todos os colegas de trabalho. Eu trabalhei em vários postos de Saúde e quero dizer aos meus pacientes que eles vão ficar para sempre no meu coração. Eu tentei dar o meu melhor nesses cinco anos e trabalhar com todo o meu amor. Eu apreendi muito aqui em Abelardo Luz e isso me ajudou a amadurecer muito”, disse.
A médica Maybileybis Lara ficou apenas três meses atuando na equipe do ESF (Estratégia da Saúde da Família da região do Assentamento José Maria, mas tempo suficiente para conhecer os moradores e de quem sentirá muita saudade. “Eu trabalhei no Assentamento José Maria com uma população muito querida. A gente agradece muito eles que são pacientes muito queridos. Eu só posso falar que eles são maravilhosos pelo tempo que eu fiquei lá. A gente só tem palavras de agradecimentos a toda a população, ao prefeito e a secretária de Saúde que nos ajudou muito aqui a nos incorporar nesse sistema e no trabalho no dia a dia”, disse Lara.
Sobre o futuro profissional, as médicas informaram que, de momento, não pretendem voltam a Cuba e devem aguardar outras possibilidades de trabalho no Brasil ou até mesmo em Abelardo Luz. “O futuro vamos deixar nas mãos de Deus. É ele que vai decidir o quem na frente”, afirmou Yolaidis.
A homenagem às médicas cubanas foi prestada pelo prefeito Wilamir Cavassini, pelo vice-prefeito Jorge Piccinin e pela secretária Sandra de Souza. Cavassini fez um agradecimento em nome de toda a Administração Municipal e da população abelardense. “São duas profissionais dedicadas que sempre demonstraram grande empenho e dedicação na Saúde realizando um trabalho importante junto às famílias abelardenses. Temos que agradecer pelo tempo que estiveram conosco e dar todo nosso apoio a elas e, quem sabe, num futuro breve possam estar retornando ao nosso município que estará sempre de portas abertas”, ressaltou o prefeito.
ATENDIMENTO MÉDICO
Com a saída imediata das duas médicas, a secretaria de Saúde está reorganizando os serviços para que no mais breve possível sejam restabelecidos os atendimentos com outros médicos nas unidades de Saúde do assentamento José Maria e no bairro Aparecida, onde elas atuavam. Os casos urgentes devem ser encaminhados ao pronto atendimento no Hospital Rogacionista de Abelardo Luz. Para os demais casos os moradores podem procurar a equipe de enfermagem nas próprias unidades de saúde para que sejam orientados e atendidos.