Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a cada 14 segundos, uma pessoa se mata no mundo, o que dá uma média de 800 mil pessoas por ano. Aqui no Brasil, uma pessoa se mata a cada 45 minutos.
Atualmente, o suicídio é considerado um problema de saúde pública; sua prevenção não é uma tarefa fácil, visto que ele é resultante de vários fatores: biológicos, genéticos, psicológicos, sociais, culturais e ambientais, entre outros, mas a detecção precoce de comportamentos suicidas pode contribuir na prevenção
Como forma de conscientizar sobre a importância da prevenção foi criado em todo o mundo o Setembro Amarelo. Vários monumentos são iluminados com essa cor aqui no país.
Entre as principais causas que levam uma pessoa a acabar com a própria vida, estão problemas como depressão, abuso de drogas e situações que despertam forte carga emocional, como o fim de um relacionamento amoroso ou a perda de um emprego, etc.
Lembrando desta data (embora, o Setembro Amarelo deste ano já tenha passado),a Secretaria municipal de Saúde de Ponte Serrada promoveu nesta terça-feira(20)uma palestra com o tema: Prevenção ao Suicídio, no Centro de Convivência do Idoso do Bairro Centro, em 2 horários: às 10 hs da manhã e às 13:30 hs da tarde, ministrada pela profissional Fabia Farina.
O evento foi aberto ao público e contou com a participação de centenas de pessoas entre a comunidade, e os jovens das escolas municipais e estaduais.
“Falar sobre suicídio, falar sobre depressão, falar sobre ideação suicida é muito importante porque ainda é um tabu, e o tabu é uma das maiores barreiras à prevenção. Normalmente, o suicida está passando por um momento de angústia e tristeza e têm dificuldade de romper o isolamento que está passando”, comentou a psicóloga Sandra Catapan.
A secretária de saúde, Adriana Pavelski que esteve fazendo abertura do evento aproveitou o momento para agradecer a presença de todos e ressaltou a importância do assunto.
Ascom Ponte Serrada