Abelardo Luz reuniu os artistas e produtores de cultura da cidade e interior para debater ações e propostas de políticas públicas para o desenvolvimento da cultura no município. O debate foi realizado durante o 1º Fórum Municipal de Cultura, que aconteceu na tarde desta quinta-feira (8), no Plenário da Câmara de Vereadores. Além de produtores culturais, o evento contou com a presença do prefeito Wilamir Cavassni e da secretária de Educação Eliane Cantelle.
O Fórum Municipal de Cultura foi organizado pelo Departamento Municipal de Cultura, através da Comissão de Avaliação e Elaboração do Plano Municipal de Cultura. A construção do plano é um dos requisitos para consolidação do Sistema Municipal de Cultura, articulado ao Sistema Nacional de Cultura (SNC) para poder receber recursos da esfera federal para o desenvolvimento da área no município.
A programação contou com a palestra e a intermediação da consultora da AMAI, Roselaine Vinhas. Os participantes foram divididos por temáticas para debater propostas de políticas públicas para melhoria e aperfeiçoamento do Plano Municipal de Cultura que foi elaborado em 2013.
“Abelardo Luz teve este momento de reflexão sobre o que tem de cultura no município, todas as suas vocações e potencialidades e também suas fragilidades para refletir e planejar os próximos 10 anos. Esse planejamento é uma política pública que se estabelece por lei e traça o que cada gestor, cada prefeito, a partir da sanção da lei, deve seguir para a área cultural que deve ser cumprida. O plano é uma das etapas do Sistema Nacional de Cultura e quando o município adere ele assume uma responsabilidade para poder pontuar ou acessar recursos de outras esferas”, destacou Roselaine Vinhas.
Durante o Fórum também foram realizadas apresentações culturais com alunos da Escola Municipal Laury Luiz Deon e escola da APAE. Além disso, teve apresentação de um vídeo sobre a contextualização do mapeamento cultural do município.
“A presença não foi tão expressiva, mas a participação foi de quem esteve presente demostrou muito interesse e muita vontade de trabalhar para montarmos um plano de cultura e colocá-lo em prática. Abelardo Luz tem um potencial muito grande e nós precisamos resgatar o que se perdeu e as coisas novas que estão surgindo para colocarmos à disposição da comunidade”, frisou a presidente da comissão organizadora do Fórum e diretora de Cultura Iracema Grespan.
PLANO MUNICIPAL DE CULTURA
O Plano Municipal de Cultura de Abelardo Luz está em fase de reestruturação para posteriormente ser levado a aprovação através de lei municipal. Ele está sendo construído junto com a sociedade civil e norteará as políticas culturais do Município para os próximos dez anos.
Entre as principais propostas levantadas no fórum está a formação do Conselho Municipal de Cultura que é quem vai acompanhar e garantir efetivamente com que as ações previstas sejam cumpridas. Além disso, várias sugestões foram elencadas sendo que estas serão apresentadas como metas no próximo evento a ser realizado para validação do plano.
“Com as propostas levantadas agora vamos colocar no papel para vermos as estratégias e as ações de como e onde desenvolvê-las e quem poderá desenvolver. Temos até o mês de maio do ano que vem para fazer isso junto com pessoas da nossa sociedade e do poder público. Temos que montar essas estratégias e o esboço do Plano para no final de maio no segundo fórum aprovar as diretrizes do nosso Plano Municipal de Cultura”, finalizou a diretoria de Cultura Iracema Grespan.
Ascom Abelardo Luz